Governo põe placas de obra e inicia limpeza de teatro abandonado por 15 anos após reportagem do g1 RR


Construído na década de 1940, Teatro Carlos Gomes foi o primeiro de Roraima, mas, desde 2008 está abandonado pelo governo. Equipes de limpeza trabalham na área externa. A equipe esteve no local na manhã desta terça-feira (30)
Rayane Lima/g1 RR
Equipes do governo de Roraima começaram a limpar a área externa do Teatro Carlos Gomes na manhã desta terça-feira (30), em Boa Vista. O trabalho ocorre menos de 5 horas depois que o g1 publicou reportagem sobre a degradação e o acúmulo dos estragos no teatro que foi o primeiro do estado. O espaço está abandonado há 15 anos.
A limpeza ocorre do lado de fora, onde o mato tomou conta da área externa. No local, foram colocadas placas do governo com o slogan de que “aqui tem obra”. Como as placas citam um programa de recuperação de vicinais e o próprio governo havia informado que ainda estava em andamento o processo de licitação para reforma, o g1 questionou que obras serão feitas no Teatro. No entanto, a reportagem ainda não recebeu a resposta.
Localizado no Centro de Boa Vista, o Teatro Carlos Gomes foi inaugurado no final da década de 1940 e está abandonando e sem manutenção desde 2008.
O governo afirma que “a limpeza do Teatro foi solicitada na semana passada e os serviços já estavam programados para esta segunda e terça-feira.”
Teatro que estava sem manutenção a quase 15 anos, recebe equipe de limpeza
Yara Ramalho/g1 RR
“Além da limpeza, as equipes vão instalar tapumes no local. O processo licitatório para reforma do local está em andamento e, ao ser concluído, a população será informada do cronograma de obras e previsão de entrega”, diz o governo.
O reflexo do abandono de 15 anos no Teatro pode ser visto na ferrugem e a sujeira na placa onde os espetáculos eram anunciados. O palco que recebia artistas locais e de todo o Brasil deu lugar ao lixo, e restos de materiais para o uso de drogas.
Especialistas e artistas ouvidos pelo g1 lamentam o abandono vivido pelo teatro. Para o professor, historiador e mestre em Sociedades e Fronteiras pela Universidade Federal de Roraima (UFRR), José Victor Mattioni, a situação do Teatro Carlos Gomes ilustra o “descaso com a arte” no estado.
“De maneira simbólica, o abandono do teatro está inserido em um contexto municipal e estadual de destruição de patrimônios que ajudaram a fomentar cenários culturais em Roraima. Ficamos órfãos de um teatro público”, disse o especialista.
Teatro Carlos Gomes está abandonado desde 2008 e acumula sujeira
Caíque Rodrigues/g1 RR
Para a artista Chirley dos Reis, conhecida como Chirley Cantoria, é uma profunda tristeza testemunhar o estado atual do Teatro Carlos Gomes. Ela fez várias apresentações no espaço.
“Sinto com muito pesar, que o governo tenha abandonado um patrimônio simples, bonito, confortável e onde muitos artistas iniciaram. Artistas que hoje são conhecidos, os roraimeiras passaram lá não sei quantas vezes… Por que o governo deixou isso acontecer com uma coisa que fazia parte da história da música, do Teatro e da arte de Boa Vista?”, questiona.
Limpeza foi feita somente na área externa
Rayane Lima/g1 RR
Sobre a reforma, o governo informou que o processo licitatório para as obras está em andamento com orçamento de R$ 2.212.688,09, com R$ 1.940.000,00 de emenda da ex-deputada federal, Sheridan, e o restante contrapartida do governo.
Ainda não há data para que essa obras ocorram. “Após a conclusão da licitação, a Secretaria [de infraestrutura] informará os prazos da reforma do prédio”, diz o governo.
A previsão é que seja uma reforma geral, o que contempla a cobertura, elétrica, hidráulica, sanitária, adequação de acessibilidade, acústica e obras de urbanismo. O Ministério Público de Roraima acompanha a situação.
Restos de materiais usados para o consumo de crack dentro do Teatro Carlos Gomes, em Boa Vista
Caíque Rodrigues/g1 RR
Estagiária sob supervisão de Valéria Oliveira, do g1.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.