Glocal Amazônia: empresários do ramo de impacto conversam sobre relação de lucro com o meio ambiente


Empresários explicaram como conciliar a geração de lucro com a busca pelo impacto social e ambiental positivo. Empresários durante a roda de conversa no ‘Glocal Experience Amazônia’ realizada neste domingo (27) em Manaus
Hariel Fontenelle/g1 AM
No segundo dia da ‘Glocal Experience Amazônia’, um dos destaques do palco Glocal foi a palestra “Negócios de Impacto: O desafio de gerar lucro e impacto positivo”. Empresários que participaram do encontro destacaram estratégias usadas para aliar negócios e sustentabilidade.
‘Glocal Experience Amazônia’: veja a programação para este domingo em Manaus
Glocal Amazônia tem espetáculo gratuito no Teatro Amazonas neste domingo
O Glocal Experience Amazônia é um evento realizado pela Fundação Rede Amazônica, com o apoio do Governo do Amazonas.
O bate-papo aconteceu neste domingo (27), no Centro Cultural Palácio da Justiça do Amazonas, localizado na Avenida Eduardo Ribeiro, no Centro de Manaus.
A palestra contou com a participação dos empresários Marcus Bessa (Impact Hub Manaus), Rafael Moreira Ribeiro (Idesam) e Amanda Santana (Tucum Brasil) .
O encontro fez parte da programação do Glocal Experience Amazônia que está sendo sediado no Centro Histórico de Manaus.
Na oportunidade, os empresários falaram sobre como conciliar a geração de lucro com a busca por um impacto social e ambiental positivo.
O g1 esteve presente na roda de conversa e conversou com a sócia-fundadora e diretora executiva Tucum Brasil Amanda Santana e com o co-fundador Impact Hub Manaus, Marcus Bessa.
Reconhecimento indígena
Amanda Santana é empresária e sócia-fundadora da empresa de moda indígena Tucum Brasil. Natural do Rio de Janeiro, a empresária afirmou ao g1 que o reconhecimento da cultura indígena fortaleceu e foi o principal estímulo para criação da empresa.
Amanda Santana é sócia-fundadora da empresa de moda indígena Tucum Brasil.
Hariel Fontenelle/ g1 AM
“Eu tinha uma visão ainda um pouco limitada e até um pouco ignorante sobre a realidade dos povos indígenas. Quando conheci, de fato, me encantei pela pelas artes indígenas, pelo modo de fazer, pelas tradições e percebi que elas eram plurais e múltiplas e isso me fascinou muito”, disse Amanda.
A empresária explicou como a admiração pela cultura dos povos originários fez “virar a chave” do empreendimento.
“Através do meu empreendimento (Tucum), quis trazer isso para as pessoas que não têm a oportunidade de conhecer. Apesar de morar no Rio de Janeiro, sempre visito Manaus e outras cidades da região Norte, sempre buscando valorizar a cultura que é nossa, e de todos os brasileiros”, completou a empresária.
Impacto
Marcus Bessa é co-fundador do Impact Hub Manaus e participou da Glocal Experience Amazônia
Hariel Fontenelle/g1 AM
Marcus Bessa é co-fundador do Impact Hub. O empresário explicou como o impacto empresarial pode contribuir para o crescimento de novas empresas voltadas à defesa do meio ambiente.
“Empreender não é uma reta, tem curvas e altos e baixos. O novo empreendedor precisa saber disso. Então, o impacto fala muito sobre incluir pessoas nessa jornada e como você vai levar sentido pra essas pessoas. Gerar emprego por si só não é gerar impacto, e sim, desenvolver uma economia que resolva os problemas sociais, como por exemplo resgatar pessoas que estão à margem para o centro dos negócios”, explicou Marcus.
Glocal Experience
O Glocal Experience é um evento gratuito, que visa reunir pensadores, especialistas e representantes dos mais variados setores da sociedade para discutir e conscientizar sobre o desenvolvimento sustentável e a preservação do meio-ambiente.
A programação do evento segue até esta segunda-feira (28), com palestras, debates e atrações culturais.
Vídeos mais assistidos do Amazonas

Adicionar aos favoritos o Link permanente.