O cessar-fogo entre Israel e Hamas gerou diversas reações nos povos afetados pela guerra. O acordo foi anunciado nesta quarta-feira (15) e vai começar a valer no próximo domingo (19). Com anúncio, várias pessoas sairam pelas ruas da Faixa de Gaza para comemorar a decisão. Já na capital israelense, Tel Aviv, vários moradores sairam na rua para pedir a liberação dos reféns. (Veja as imagens abaixo).
O acordo vai colocar uma trégua em uma guerra que dura 15 meses ( 467 dias) no enclave e já deixou mais de 48 mil mortos e 110 mil feridos, segundo autoridades do Ministério de Saúde de Gaza. Essa seria a segunda pausa no conflito, iniciado em 7 de outubro de 2023, e tem chances de ser permanente.
A proposta de cessar-fogo, elaborada por autoridades do Catar, Egito e Estados Unidos, bem como de Israel e do Hamas, tem três etapas.
O primeiro passo do acordo para se cumprir o acordo será uma trégua de seis semanas no conflito e a libertação de 33 reféns israelenses em troca de 50 prisioneiros palestinos.
Veja as imagens do confronto:
#GeorgiaProtests
Protests in Batumi: Arrest of Mzia Amaglobeli draws international condemnation.
Text: In Batumi, dozens of people gathered at the office of the newspaper “Batumelebi” to express support for its director, Mzia Amaglobeli, who was detained at a rally on January… pic.twitter.com/s7sLgLTvQ8
— Lew Anno Suport#Israel #Ukraine 24/2-22 (@anno1540) January 15, 2025
La France devait mettre la Russie à genou…Israël devait éradiquer le Hamas… https://t.co/uxJeEArhPU
— FreeBoy (@ahmidb1) January 15, 2025
#BREAKING
Protests in Misrata Against Dbaiba’s Government’s Meeting With Israel, Call On Him To Resign pic.twitter.com/QV7dXc2doz— Libya Review (@LibyaReview) January 10, 2025
There has been protests daily in Israel for a hostage deal. When it does happen people will be celebrating.
Stop talking nonsense you anon propaganda account. https://t.co/sD81v6c7JG
— Luc Bernard (@LucBernard) January 14, 2025