Previsão de temporal deixa em alerta regiões Norte e Nordeste até quinta, diz Climatempo

Temporal MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL

A semana começa com previsão de muita chuva, com alerta para a continuidade de instabilidades nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) atua entre a Bahia e o Amazonas, enquanto a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) influencia o Amapá e a costa norte do Nordeste, informou a Climatempo.

A segunda-feira (13) será de muitas nuvens e chuva a qualquer momento, com alto risco de temporais. Como o solo já está encharcado, o risco de transtornos é significativo no início da semana. As chuvas podem ser persistentes, com grandes volumes acumulados em curto período, afetando principalmente o Maranhão, Piauí, sul do Ceará, Pernambuco, centro-sul do Pará, sul do Amazonas, Rondônia, norte de Mato Grosso, Tocantins, Goiás e toda a Bahia.

A combinação de calor e umidade transportada pelos ventos nos diferentes níveis da atmosfera, junto com a presença de um cavado em Minas Gerais, mantém as condições para temporais nas regiões centro-norte e noroeste de Minas.

Todo o Espírito Santo permanece em atenção para pancadas de chuva moderadas a fortes, com risco de raios e ventos de até 70 km/h. Já em São Paulo e Rio de Janeiro, as condições serão mais típicas de verão, com pancadas de chuva rápidas e irregulares, e atenção para o interior desses estados no período da tarde.

Região Sul e Centro-Oeste

As chuvas serão mais irregulares no Sul e Mato Grosso do Sul. O extremo norte de Mato Grosso do Sul, nas áreas mais próximas a Mato Grosso e Goiás, estará em alerta devido ao risco de temporais. A umidade combinada com temperaturas elevadas pode gerar chuvas fortes no centro-sul, leste e nordeste do Paraná e no centro-norte e leste de Santa Catarina. No Rio Grande do Sul e no extremo sudoeste de Mato Grosso do Sul, o calor será intenso, com umidade relativa do ar abaixo de 30%.

Atenção até quarta-feira (15) e quinta-feira (16)

A chuva continuará frequente e volumosa, principalmente na Bahia, Sergipe, Sertão de Pernambuco, Piauí, Maranhão, Tocantins e grande parte do Pará. Em contrapartida, a chuva perderá força entre Alagoas e Rio Grande do Norte.

O calor e a diminuição da umidade serão mais notáveis no Sul, especialmente no Rio Grande do Sul, onde as temperaturas podem chegar a 35-37°C até o meio da semana. No Sudeste, as tardes vão se tornando mais quentes, com o retorno das pancadas de chuva de verão, que, a partir de quinta-feira, devem ter alto potencial de temporais, especialmente em São Paulo.

    Adicionar aos favoritos o Link permanente.