VÍDEO: PMs dão ‘gravata’ e sobem em cima de estudante durante imobilização em Roraima


Polícia Militar disse que o estudante ‘não obedeceu a ordem policial, resistiu à prisão, momento em que travou luta corporal com integrantes da guarnição’. PMs imobilizam aluno venezuelano em Paracaima (RR)
Um aluno, de 17 anos, foi puxado pelo pescoço e recebeu uma gravata de policiais militares durante uma imobilização nessa quinta-feira (17) em Pacaraima, no Norte de Roraima. Vídeos que circulam nas redes sociais registraram a ação dos agentes enquanto a população pedia para que parassem. Na abordagem, um dos agentes chegou a subir no adolescente deitado no chão (assista no vídeo acima).
No relatório de ocorrência sobre o caso, obtido pelo g1, a PM colocou um policial como vítima e o aluno como infrator. No vídeo, é possível ver que ao menos três policiais imobilizaram o estudante.
O estudante estava fardado no momento da ação. Ele é venezuelano e estuda no Colégio Militarizado Cícero Vieira Neto. A versão da PM é a que a ação ocorreu porque o aluno chegou atrasado e agrediu um sargento que atua na unidade de ensino.
Em nota, a Secretaria de Educação e Desporto disse que a apura o caso e “busca de possíveis falhas nos procedimentos de atendimento aos alunos do Colégio Militarizado Cícero Vieira Neto”.
Disse ainda que “o secretário adjunto e coordenador dos Colégios Militarizados em Roraima, professor José de Sousa, está em deslocamento para o município de Pacaraima para realizar o levantamento das informações e adotar as medidas cabíveis”.
Já a Polícia Militar informou que o estudante “não obedeceu a ordem policial, resistiu à prisão, momento em que travou luta corporal com integrantes da guarnição. Foram aplicadas técnicas de imobilização e algemação”.
Além disso, a PM citou na nota que “o ambiente escolar militarizado é regido por normas e regras, visando à disciplina e ao respeito”.
Procurado, o Ministério Público de Roraima (MPRR) disse que a “Promotoria de Justiça de Pacaraima está ciente do episódio entre policiais militares e um estudante” e adotará as medidas necessárias para apurar o caso.
Três policiais imobilizaram o estudante
Reprodução
PM fala em ‘tumulto’
No relatório policial, a PM mencionou que policias militares foram acionados pelo gestor da escola Municipal Casemiro de Abreu, anexo do Colégio Estadual Militarizado Cícero Vieira Neto, para apurar um suposto tumulto entre alunos.
Os estudantes teriam chegado atrasados e por isso não poderiam entrar na escola, o que causou um tumulto.
O aluno que aparece no vídeo, na versão da PM, estava muito alterado e agrediu com uma mochila um dos PMs da escola e o desacatou.
Em seguida, eles acionaram a Polícia Militar e então o menino correu em direção a quadra de esporte. Depois, ele correu e se escondeu dentro de uma distribuidora de bebidas, onde as agressões iniciaram.
Vídeos que circulam nas redes sociais registram momento que os agentes aplicam uma gravata no menino, que está imobilizado no chão. Em outro momento, um dos policiais chegou a subir no adolescente.
Outro vídeo mostra a população pedindo para que os policiais parassem com as agressões, uma das pessoas chega a dizer que se trata de “abuso”, pois é apenas “um estudante, uma criança”. Depois, o adolescente foi algemado.
No relatório de ocorrência, os policiais alegaram que o menino entrou em luta corporal com dois soldados da PM. Disse ainda que testemunhas tentaram impedir a ação dos militares, mas não conseguiram.
O estudante ficou com hematomas no rosto devido às técnicas de imobilização. A PM fez um auto de infração contra ele e a testemunha foi um dos policiais da ação.
Eles algemaram o estudante “para resguardar a integridade física da guarnição e do infrator, como evitar o perigo de fuga”. O estudante foi conduzido à delegacia da Polícia Civil do município. Não foi informado que procedimento foi adotado na unidade.
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.