Filhote de jiboia é encontrado em sala de aula de escola durante fiscalização do TCE em Caracaraí


Jiboia da espécie arco-íris foi morta a pauladas, segundo o biólogo e pesquisador da Universidade Federal de Roraima (UFRR), Artur Alves. Fiscalização faz parte da Operação Educação, uma iniciativa nacional. Filhote de jiboia é encontrado em sala de aula em Roraima
TCE-RR/Divulgação
Um filhote de jiboia arco-íris da Amazônia foi encontrado em uma sala de aula com alunos da Escola Municipal Manoel Pereira da Costa, em Caracaraí, região Sul de Roraima nesta segunda-feira (24) durante as fiscalizações do Tribunal de Contas de Roraima (TCE-RR) nas escolas do estado.
A pedido do g1, a imagem da serpente foi analisada pelo biólogo e pesquisador da Universidade Federal de Roraima (UFRR), Artur Alves, que identificou o animal. De acordo com ele, se trata de um filhote que foi morto provavelmente à pauladas.
O animal estava morto quando a equipe chegou na escola. Segundo o TCE-RR, a escola encontra-se próxima a um terreno com falta de limpeza, atraindo também diversos insetos. Foi feito o registro para recomendação das medidas necessárias de segurança para os alunos e colaboradores da escola.
A ação que encontrou o animal faz parte da Operação Educação, uma fiscalização nacional que deve analisar as condições de infraestrutura de escolas das redes estaduais e municipais dos 26 estados do Brasil e do Distrito Federal.
O pesquisador destaca que as jiboias não são peçonhentas (não possuem veneno) e geralmente são encontradas agora em maior quantidade devido ao período de chuvas.
“São indivíduos praticamente inofensivos não oferecendo risco a humanos e atacando somente para defesa”, afirma o pesquisador.
Além da cobra, em Boa Vista, na Escola Estadual Gonçalves Dias, foram encontradas salas de aulas interditadas, janelas quebradas, porta de aula vandalizada, infiltração no forro, ninho de passarinho no ventilador e ar-condicionado danificado.
Ninho de pássaros é encontrado em ventiladores de sala de aula em Roraima
Divulgação/TCE-RR
Já na Escola Estadual Professor Carlo Casadio, a operação encontrou caixa de gordura danificada. No município do Cantá, região Norte de Roraima, a Escola Estadual José Aureliano da Costa apresentou lâmpadas e vidraças quebradas.
De acordo com o TCE, até o momento 50% das escolas já foram fiscalizadas. Amanhã o trabalho continua e no total 20 escolas municipais e estaduais devem ser fiscalizadas.
Durante dois dias, agentes públicos vão verificar cerca de 200 itens, como a situação dos refeitórios, bibliotecas, salas de aula e quadras esportivas.
Além de questões ligadas à segurança e prevenção de incêndios e à higiene e limpeza das instituições de ensino, de acordo com o Tribunal.
Durante a fiscalização, os técnicos da instituição saem a campo de maneira ordenada e sem aviso prévio aos gestores das unidades fiscalizadas. O objetivo é aferir a qualidade dos serviços prestados à população em temas definidos pela gestão do órgão.
Essa não é a primeira atividade de fiscalização ordenada realizada pelo Tribunal de Contas de Roraima. Em 2019, auditores do controle externo e técnicos do TCE-RR realizaram uma ação em hospitais e unidades básicas de saúde de todos os municípios do estado.
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.