O curta-metragem reúne 12 depoimentos de personagens de várias áreas de conhecimento e de atuação em Roraima e gira em torno dos 35 anos de implantação do estado de Roraima, em 1991.
As personagens entrevistas são protagonistas deste período e relatam em primeira pessoa suas memórias a partir da oralidade, abordando sobre a implantação do estado de Roraima, o papel que desempenharam, os momentos importantes que testemunharam, as conquistas e desafios e suas expectativas quanto ao futuro.
As primeiras 12 entrevistas que vão fazer parte do curta-metragem participaram: uma líder indígena, um cientista político, um historiador, um filósofo, um economista, uma ex-secretária de estado e conselheira, um senador, um ex-vereador e ex-garimpeiro, um desportista, uma imortal da Academia Roraimense de Letras, um publicitário e um músico.
Realizado no formato de documentário, o curta-metragem é a primeira fase de um projeto de extensão “Epílogos: Memórias de Roraima” do curso de Jornalismo da UFRR que deve reunir depoimentos de 35 personagens.
“O curta é a primeira fase do projeto, terá 45 minutos e vai funcionar com um ‘teaser’ reunindo parte dos depoimentos das 12 entrevistas que realizamos nesta semana. O objetivo previsto na segunda fase é realizarmos mais 23 entrevistas, todas também com duração de uma hora, para exibição em TV Universitária canal 2.1, semanalmente. Na terceira fase vamos reunir todo o material das 35 entrevistas para publicação do conteúdo em formato de livro”, detalhou o coordenador do projeto, Edileuson Almeida.
O coordenador destaca que essa é a primeira produção do recém-criado Laboratório Avançado de Pesquisas e Experimentos em Jornalismo na Amazônia (LAPEJ) do curso de Jornalismo da UFRR. A produção envolve 15 pessoas, sendo um professor, um técnico em audiovisual, oito estudantes de jornalismo e cinco profissionais externos.
“Neste momento a equipe está trabalhando na produção do curta-metragem utilizando os recursos da Lei Paulo Gustavo, com apoio da Secretaria de Cultura e Turismo do Governo de Roraima e realização do Ministério da Cultura do Governo Federal. Após a conclusão dessa primeira fase, vamos captar os recursos necessários para produção da segunda e terceira fases”, comenta o coordenador.
O curta-metragem “Epílogo: memórias de Roraima” é produzido pela equipe e voluntários do LAPEJ do curso de Jornalismo da UFRR, com apoio da Secretaria de Cultura e Turismo do Governo de Roraima, com recursos da Lei Paulo Gustavo e realização do Ministério da Cultura do Governo do Brasil.
O post Laboratório de Jornalismo da UFRR inicia produçãode curta-metragem “Memórias de Roraima” apareceu primeiro em Folh BV.