O cuidado paisagístico da cidade garante bem-estar à população, além de reduzir o estresse da vida urbana.
PMBV
Boa Vista é reconhecida nacionalmente por seu tratamento paisagístico, que inclui praças e um parque público, garantindo bem-estar à população e que integram a cidade com a natureza, reduzindo o estresse da vida urbana. E o cuidado com as pessoas vai mais além, com boas práticas ambientais que se estendem para as áreas rural e indígena, onde são realizadas ações para melhorar a qualidade de vida e incentivar a produção agrícola de forma sustentável.
Na capital, a Prefeitura desenvolve o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, com coletas seletivas, e ações de educação ambiental no Bosque dos Papagaios, que fazem parte de um processo constante de conscientização e de educação ambiental do cidadão boa-vistense. O Plano foi construído com a participação popular e contribuição de diversos segmentos sociais da cidade, que se reuniam em audiências públicas e treinamentos.
Práticas ambientais no Bosque dos Papagaios atraem a população para conhecer a área verde mais preservada da cidade.
PMBV.
Nos bairros, o trabalho de catadores de materiais recicláveis, que gera renda para as famílias, é decisivo para criar consciência ambiental na comunidade. Um exemplo é a catadora Evandra do Vale, que há 20 anos faz coleta e tem contribuído com o processo de conscientização ambiental na rua de sua casa, no bairro Nova Cidade.
Tudo isso contribui para uma cidade sempre limpa e organizada, incentivando as pessoas a realizarem atividades físicas e de lazer ao ar livre nas praças e caminhadas nas avenidas.
Na zona rural e comunidades indígenas, as ações visam não apenas a consciência ambiental, mas também gerar práticas que garantam aumento de renda na agricultura familiar com projetos sustentáveis. O sistema de irrigação por energia solar foi uma dessas apostas da Prefeitura de Boa Vista para solucionar os problemas daqueles que não conseguem montar um sistema de irrigação em suas propriedades devido ao alto custo.
Sistema de irrigação por Energia Solar trouxe alternativas ecológicas de plantio, além de mais economia ao bolso do produtor.
PMBV.
A Irrigação por Energia Solar faz parte do Plano Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio (PMDA), que beneficia o plantio de batata-doce, não significa somente energia renovável e ambientalmente limpa, mas representa um fator decisivo para que os pequenos produtores deixem de ter um alto gasto com a conta de energia, inclusive de fonte poluente gerada por motores a diesel. É um ambiente mais limpo e saudável, bem como mais lucratividade no bolso do produtor.
Já foram entregues 35 kits, sendo cinco para comunidades indígenas e 30 aos que fazem parte do Plano Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio (PMDA). A comunidade indígena Darôra foi a primeira a receber o kit de irrigação por meio de um Termo de Doação assinado pelo prefeito Arthur Henrique, o tuxaua e agricultores da comunidade.
É assim que a Prefeitura de Boa Vista tem trabalhado para melhorar a qualidade de vida das pessoas na cidade, no campo e nas comunidades indígenas por meio de ações sustentáveis e de consciência ambiental. Uma cidade organizada, limpa e ambientalmente responsável significa pessoas mais felizes e comprometidas com o bem-estar coletivo, inclusive das gerações futuras.
Prefeitura investe em sustentabilidade para melhorar a qualidade de vida do boa-vistense
Adicionar aos favoritos o Link permanente.