Das 356 bombas de combustível, em nenhuma foi identificada irregularidade quanto à quantidade fornecida. Dados foram divulgados nesta sexta-feira (2). Operação inspecionou 356 bombas de combustível até o dia 15 de maio de 2023.
Ipem-RR/Divulgação
Uma operação do Instituto de Pesos e Medidas de Roraima (Ipem-RR) para fiscalizar bombas de combustíveis nos postos da capital e interior do estado, inspecionou 356 bombas de combustível até o dia 15 de maio de 2023. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (2).
Os fiscais realizaram a verificação metrológica quanto à quantidade dos combustíveis. Das bombas analisadas, em nenhuma foi constatado irregularidade quanto à quantidade fornecida, de acordo com a fiscalização.
Segundo o diretor técnico do Ipem-RR, Jackson Medeiros, as fiscalizações são anuais e rotineiras nos postos de combustíveis. Em todo o ano de 2022, foram aferidas 835 bombas de combustível no estado.
“Com um instrumento de medida de 20 litros é realizada aferição nos bicos das bombas, para verificar se a população está realmente levando a quantidade pela qual está pagando. Após a aferição de verificação anual obrigatória, os fiscais colam nas bombas o selo de aprovação do Inmetro e instalam o lacre de fechamento com código, que fica aparente nas cabeças das bombas, para visibilidade de todos”, pontuou Jackson.
“Além desta fiscalização anual, são realizadas diariamente as operações rotineiras para verificar se os lacres estão inviolados e se o volume adquirido pelo consumidor está correspondendo com o que está pagando”, completou o diretor técnico do Ipem-RR.
Ipem Roraima
O Ipem-RR é um órgão estadual delegado de competências do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que realiza fiscalizações em estabelecimentos comerciais, para assegurar que os produtos à venda estejam em conformidade com o Inmetro e ofereçam segurança nas mercadorias para as compras dos consumidores.
Com uma equipe técnica capacitada pelo Inmetro, o Instituto de Pesos e Medidas de Roraima realiza diariamente em todo o estado, operações especiais e rotineiras de fiscalização inicial e a verificação subseqüente em bombas medidoras de combustível.
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.
Ação do Ipem fiscaliza 356 bombas de combustível nos primeiros cinco meses de 2023 em Roraima
Adicionar aos favoritos o Link permanente.