Escolegis incentiva pessoas a investir em cursos e conquistar independência financeira


Escola do Legislativo foi criada em 2003 com proposta inicial de ofertar cursos de capacitação para servidores da ALE-RR A sede principal da Escolegis em Boa Vista fica localizada na avenida Venezuela, nº 1645, bairro Liberdade
Nonato Sousa
Quem nunca sonhou ter o seu próprio negócio ou passar em um concurso público para ter estabilidade financeira? Visando ajudar e incentivar por meio da educação, a Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) criou a Escola do Legislativo (Escolegis) em 2003.
De acordo com o diretor da instituição, Brenno Carvalho, entre os anos de 2021 e 2022, mais de 84 mil alunos participaram de cursos presenciais e a distância na entidade, e foram emitidos mais de 19 mil certificados.
Diretor da Escolegis, Brenno Carvalho
Nonato Sousa
“A Escolegis tem hoje um papel fundamental no Estado, porque por meio da educação presencial ou pelo ensino a distância, oferece um ensino de qualidade, permitindo que os alunos entrem no mercado de trabalho mais preparados e com os conhecimentos necessários em diversas áreas de atuação. Este é o nosso papel, educar para que o roraimense consiga realizar seus sonhos e projetos de vida”, destacou Carvalho.
Um dos alunos que conseguiu êxito em sua jornada de estudos foi Felipe Albuquerque, de 25 anos. Ele conta que seu sonho era passar em um concurso público. Por esse motivo, decidiu se inscrever no preparatório da Escolegis para a Guarda Municipal.
Durante o preparatório Felipe Albuquerque fazia questão de sentar-se na primeira fila, com toda atenção voltada ao professor.
arquivo
“Foi fundamental o cursinho para o concurso que eu fiz, para nota na prova e na convocação. Graças aos estudos, consegui alcançar o meu primeiro objetivo. E quem acha que curso gratuito não é bom, está muito enganado. Os professores são de excelente qualidade e material rico. A pessoa que tiver a oportunidade de fazer algum cursinho profissionalizante ou preparatório, indico com toda certeza”, afirmou Felipe Albuquerque.
Maria Cristina viu no curso de artesanato de feltro uma oportunidade de renda extra.
Nonato Sousa
Quem estava também à procura de um curso para iniciar seu próprio negócio era a dona de casa Maria Cristina Silva, de 42 anos, que soube sobre o curso artesanato de feltro e viu a oportunidade de aperfeiçoar os conhecimentos, empreender e assim conseguir estabilidade financeira.
Todos as capacitações e cursos oferecidos pela Escolegis dão direito à certificação.
Nonato Sousa
“O curso mudou minha vida, porque eu aprendi algo que pretendia cursar e ainda não tinha tido a oportunidade. Eu já sabia bordar e, com a ajuda da Escolegis, consegui por meio do feltro abrir meu próprio negócio. Durante o curso, tive meus primeiros clientes, e hoje posso dizer que estou realizada e feliz, porque consigo o meu próprio sustento e o de minha família”, ressaltou.
A presidente da Escolegis, deputada Catarina Guerra , ressalta que o incentivo voltado à educação é a forma que o Legislativo tem de transformar os sonhos das pessoas em realidade.
Presidente da Escolegis, deputada Catarina Guerra.
Nonato Sousa
“Buscamos ser um meio de transformação na vida dessas pessoas por meio da educação. Isso envolve crianças, adolescentes, jovens e adultos que buscam estabilidade e aprimorar suas rendas, quando alcançamos êxito em um concurso público, criando oportunidades de empregos, através dos cursos ofertados, trazendo a população para perto do Legislativo e ajudando cada um a obter sucesso na vida”, frisou a deputada.
O presidente da Assembleia Legislativa, Soldado Sampaio (Republicanos), afirmou que o trabalho da Casa é propor políticas públicas de inclusão social e gerar oportunidades de emprego a todos por meio da educação.
Presidente da Assembleia Legislativa, deputado Soldado Sampaio.
Nonato Sousa
“A Escolegis visa proporcionar ferramentas para melhorar as condições de vida dos nossos alunos, garantindo oportunidade de crescimento nas mais diversas áreas, por intermédio da educação”, disse.
Criação e mudanças
A Escolegis (Escola do Legislativo) foi criada em 2003, com a proposta inicial de ofertar cursos de capacitação para os servidores da Assembleia Legislativa de Roraima. Porém, em 2017, houve a ampliação das atividades para a comunidade, com a disponibilização de cur-sos preparatórios para vestibular, concursos públicos e mercado de trabalho, de forma gra-tuita.
Em 2020, em razão da pandemia, a Escolegis lançou a plataforma EaD (ensino a distância) para prosseguir com as atividades. Esse formato de ensino possibilitou que a instituição al-cançasse também pessoas do interior de Roraima, das comunidades indígenas e de outros estados.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.