Com repercussão negativa, equipe da prefeitura mudou placa de lugar. Placa fica em faixa de pedestre que também não tem rampa de acessibilidade do outro da calçada. Prefeitura informou que vai ‘fazer as correções necessárias, para melhorar as condições de trafegabilidade na área.’ Após as críticas, prefeitura mudou placa de lugar, mas, do outro lado da faixa não há rampa
João Gabriel Leitão/g1 RR
Uma rampa de acessibilidade para cadeirantes foi construída em volta de um placa de sinalização de uma faixa de pedestres e gerou críticas à prefeitura de Boa Vista nas redes sociais, nesta quinta-feira (26). Com a repercussão, na manhã dessa sexta-feira (29) o g1 esteve no local e verificou que uma equipe do município mudou a placa de lugar (Veja na foto acima o antes e depois).
A rampa fica na saída de uma faixa de pedestres na rua Bento Brasil, perto da entrada da escola estadual Euclides da Cunha, no Centro da cidade. A região também fica próxima do Centro comercial da capital.
No local, o g1 verificou outro problema: não existe rampa de acessibilidade do lado da faixa que dá acesso à escola. Além disso, uma árvore e um poste na calçada também impedem que pedestres transitem livremente após atravessarem a rua.
No lado que fica em frente à escola, a faixa de pedestres não tem outra rampa de acessibilidade
João Gabriel Leitão/g1 RR
A postagem que gerou críticas às prefeitura soma mais de 3 mil curtidas e 110 comentários. O post, feito com três fotos da rampa com a placa no meio, diz: “Enquanto isso, em algum lugar de Boa Vista…”.
Nos comentários, as pessoas criticaram a obra. “Só acho que o camarada responsável por sinalização de trânsito aqui de Boa Vista não anda nas ruas de Boa Vista para ver os absurdos que eles fazem”, disse um dos internautas.
Internautas comentaram sobre o caso nas redes sociais
Reprodução/Redes Sociais
“Cada engenheiro nessa Boa Vista (risos)”, complementou outro. “Pessoas com deficiência que se lasquem, né”, opinou uma jovem.
Procurada, a prefeitura informou que a rampa não foi feita pelo município. “Mesmo assim, uma equipe da Secretaria de Serviços Públicos irá fazer as correções necessárias, para melhorar as condições de trafegabilidade na área.”
Initial plugin text
Procurada, a prefeitura “uma equipe da Secretaria de Serviços Públicos irá fazer as correções necessárias, para melhorar as condições de trafegabilidade na área.
Em defesa à prefeitura, o secretário de Secretário de Segurança Urbana e Trânsito, Jullyerre Pablo Lima, também comentou no post.
Segundo ele, o serviço havia sido feito na quinta-feira (25), mesmo dia da publicação, e ainda não tinha sido finalizado. “Este serviço foi feito hoje. Ainda não está terminado. A placa do assento precisa de ser substituída e pintada”, justificou. A prefeitura nega que tenha construído a rampa no local.
Devido à repercussão das fotos, funcionários municipais que realizaram a mudança de lugar da placa receberam uma ordem para o serviço ainda na noite dessa quinta para que “no primeiro horário do dia” o problema fosse resolvido.
Secretário de Segurança no Transito Municipal comentou na publicação explicando o ocorrido
Reprodução/Redes Sociais
Até o momento, a prefeitura fez apenas a mudança de lugar da placa de sinalização. A rampa do outro lado da rua ainda não foi construída. No Google Street View, é possível ver que a placa já existia onde a rampa foi construída, portanto, a rampa veio depois da placa.
Em 2019, a rampa ainda não existia, mas a placa já estava exatamente no mesmo local
Google Maps
Uma equipe de engenharia da prefeitura quebrou o concreto e tirou a placa do meio da rampa de acessibilidade
João Gabriel Leitão/g1 RR
*Estagiários sob supervisão de Valéria Oliveira
Rampa de acessibilidade para cadeirante é construída com placa no meio e prefeitura de Boa Vista é criticada nas redes sociais
Adicionar aos favoritos o Link permanente.