Vereadores afastam prefeita interina de Alto Alegre e presidente da Câmara deve assumir cargo


Afastamento foi aprovado em decreto legislativo por oito votos contra um em sessão extraordinária. Medida ocorre após Pedro Henrique Machado ser alvo de operação da Polícia Federal. Alto Alegre, Roraima
G1/Arquivo
A Câmara Municipal de Alto Alegre afastou a prefeita interina do município Simone Friedrich (PSD). Com isso, o presidente da Casa Valdenir Magrão (MDB) deve assumir o cargo. A medida foi aprovada em decreto legislativo por oito votos contra um em sessão extraordinária na última sexta-feira (10).
O pedido foi enviado à Câmara pelo vereador Professor Derivon (MDB) na quinta-feira (9). No requerimento, o parlamentar justificou o pedido devido ao afastamento judicial da chapa “com condenações de cassação dos diplomas eleitorais em 1ª e 2ª instância por abuso de poder econômico e político”.
O g1 procurou a prefeita interina e aguarda retorno.
Em agosto deste ano, o então prefeito de Alto Alegre Pedro Henrique Machado foi alvo de operação da Polícia Federal, que investiga um esquema de fraudes a licitações, pagamentos de propinas e lavagem de dinheiro no estado.
LEIA MAIS:
Prefeito de Alto Alegre investigado por suspeita de corrupção se entrega à PF em Boa Vista
Prefeito de Alto Alegre preso pela PF por suspeita de corrupção é levado ao maior presídio de RR
STF manda soltar prefeito de Alto Alegre preso pela PF por suspeita de corrupção em Roraima
Ele foi preso, mas no mês seguinte o Supremo Tribunal Federal (STF) mandou soltá-lo. A vice dele, Simone Friedrich, ocupava o cargo de prefeita desde agosto, quando foi deflagrada a operação.
“O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) manteve a condenação de 1° Grau e desde o dia 08/11 está acontecendo o julgamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) da cassação. O Prefeito Pedro Henrique já estava afastado de suas funções desde agosto deste ano de suas funções em razão de decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região”, esclareceu a Câmara em nota.
Ao g1, o presidente da Câmara explicou que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RR) será comunicado da decisão. A decisão é para garantir estabilidade, segundo ele.
“Como a gente está numa instabilidade muito grande no município, ninguém sabe quem é o prefeito, e para avisar a segurança da do setor público, das finanças do município tendo em vista que tem um recurso muito alto nas contas, a gente pediu afastamento da prefeita para poder esperar a decisão do do Supremo”.
A Câmara disse que a possibilidade de retorno do prefeito e vice-prefeita está sujeita a revisão no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Veja a votação
Charles Lopes de Oliveira – sim
Derivon da Costa Barros – sim
Diogo Araújo Coelho – sim
Fábio da Silva Costa – sim
Josué Sousa Chaves – sim
Assis Pedroso – sim
João Eli Sousa Silva – não
Radamés Pereira de Melo – sim
Valdenir Soares Alves – sim
Esquema envolvendo ex-prefeito
Pedro Henrique Machado, prefeito de Alto Alegre
Arquivo pessoal
A PF afirmou que para dissimular os pagamentos das propinas, o grupo investigado envolveria empresas intermediárias, as quais, por meio da simulação de venda de mercadorias, mediante emissão de notas fiscais “frias” e utilização de contas de “laranjas”, faria o dinheiro chegar até o político investigado, sem que a origem do montante fosse identificada.
Os valores dos contratos firmados com as empresas investigadas alcançam aproximadamente R$ 60 milhões.
As investigações apontam ainda que outros indivíduos teriam sido cooptados para a organização, que passaria a contar com a integração de empresários, servidores públicos, empresas e “empresas de fachada”.
Pedro Henrique está no segundo mandato. Ele foi reeleito com 45,68% dos votos em 2020 – foram 3.928 votos no total. Em 2021, ele teve o mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), por suspeita de trocar de cestas básicas em votos.
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.