Boa Vista está entre as 27 cidades brasileiras amigas das crianças


Iniciativas da prefeitura foram destaque em rede nacional, no programa “É de Casa”, no último sábado, 14 de outubro Boa Vista, uma cidade projetada para atender as necessidades das crianças.
PMBV
Já pensou em morar em uma cidade colorida, cheia de espaços lúdicos que convidam as crianças a brincar e se divertir ao ar livre? Assim é Boa Vista que, ao longo dos anos, foi sendo projetada focando nas principais necessidades da primeira infância. Essa característica foi destaque no programa “É de Casa”, da Rede Globo, no último sábado, 14, onde a capital foi citada entre as 27 cidades do país amigas da criança.
Esse reconhecimento é graças às ações promovidas pela prefeitura, por meio das políticas públicas da Urban95, que implementa iniciativas na cidade levando em conta a altura média de uma criança de 3 anos de idade, que é de 95 cm. A partir daí, são feitas intervenções urbanísticas que transformam os espaços públicos em lugares onde as crianças pequenas brinquem com segurança, explorem a natureza e interajam com suas famílias.
O prefeito, Arthur Henrique, destaca que esse processo de transformação surgiu após a criação do Família Que Acolhe (FQA), em 2013. O programa garante o acompanhamento e o desenvolvimento integral das crianças a partir de ações intersetoriais, com o envolvimento das 17 secretarias que integram o Comitê Municipal da Primeira Infância no município.
“Somos referência internacional e nossos projetos são pensados para que os espaços públicos sejam seguros e proporcionem interatividade, autonomia e aprendizado para as nossas crianças. São políticas públicas que se fortaleceram ainda mais por meio de parcerias importantes, entre elas a Fundação Van Leer e AVSI Brasil. Além disso, Boa Vista já contou com apoio de 20 instituições importantes no Brasil e no mundo”, disse o prefeito.
Criação do Família Que Acolhe deu início ao processo de transformação da cidade na Capital da Primeira Infância.
PMBV
Aparelhos que interligam os Caminhos da Primeira Infância
O projeto Caminhos da Primeira Infância é um dos exemplos que vem sendo colocado em prática na cidade acolhedora. Ele interliga os aparelhos públicos de forma lúdica, visando garantir a segurança das crianças que transitam nesses espaços. Hoje ele se encontra presente nos bairros Nova Cidade, Cidade Satélite e Paraviana.
As estudantes Ana Cristina Chacon, 11, e Yennire de Nazaré, 13, são amigas e moram próximo da praça. Elas contam que sempre aproveitam o espaço para brincarem e aproveitarem o ar livre. “É muito bom essa praça no nosso bairro. Tem esses brinquedos com animais gigantes, as fontes que aproveitamos para brincar nos dias quentes. É um espaço maravilhoso e bem colorido”, frisou Ana Cristina.
As amigas Ana Cristina Chacon e Yennire de Nazaré aproveitam cada cantinho da Praça do Nova Cidade.
PMBV
Cidade projetada sob a visão das crianças
E foi através do projeto Urban95, que as instituições incluíram novas estratégias sobre a perspectiva de bebês, crianças pequenas e seus cuidadores na mobilidade urbana, como também nos programas sociais e serviços públicos. Além disso, a prefeitura insere espaços recreativos em eventos promovidos pela prefeitura, como forma de integrar cada vez mais esse público.
Na área da educação, as creches e escolas municipais do campo e zona urbana, trabalham oferecendo espaços modernos e climatizados cheios de cores e diversas ferramentas pedagógicas e didáticas, que ajudam no aprendizado dos alunos.
A turminha do estudante David Miguel, 4, que o diga. Na creche do Nova Cidade, eles se divertem enquanto aprendem com as atividades lúdicas em sala de aula. “Gosto de vir para a escola porque a gente brinca, pinta desenhos, aprende e ainda faço muitos amiguinhos”, disse David.
Nas escolas não é só a estrutura que encanta, o ensino lúdico é uma das ferramentas que auxiliam no aprendizado dos alunos.
PMBV
As intervenções nos espaços públicos convidam a criançada para brincar e se divertir nas 13 praças com 14 Selvinhas Amazônicas e algumas com fontes interativas. Só no Parque do Rio Branco, um dos cartões-postais de Boa Vista, são mais de 160 brinquedos que remetem à fauna e à flora da região Norte.
Fernando Saraiva, 44, é avô do pequeno Bernardo Lorenzo e nos tempos livres, aproveita para passear com o neto pelas praças espalhadas na cidade. “É muito bom esses espaços de lazer que a prefeitura proporciona para as nossas crianças, pois ajuda elas na autonomia e desenvolvimento. Isso mostra que a nossa capital realmente é amiga da criança, pois o município foca no bem-estar de cada uma delas”, afirmou Fernando.
Outro ponto importante são alguns prédios públicos de Boa Vista que oferecem áreas de fraldário, cantinho da amamentação e recreação para as crianças. Sem falar nos abrigos de ônibus que envolvem elementos lúdicos e de acessibilidade, onde buscam incentivar mudanças.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.