Vídeo: jato civil ultrapassa a barreira do som pela primeira vez

O jato XB-1 ultrapassou a barreira do som em um testeDivulgação/Boom Supersonic

Pela primeira vez, um jato particular, construído com investimento privado, conseguiu voar mais rápido que a velocidade do som, e tudo foi registrado em uma transmissão ao vivo. A aeronave XB-1 pertence à empresa Boom Supersonic, que tem como objetivo operar jatos em velocidades “supersônicas”.

O evento aconteceu em um deserto na Califórnia (EUA), e foi transmitido ao vivo pelo canal do YouTube da empresa. A Boom Supersonic também está desenvolvendo um avião supersônico capaz de realizar viagens continentais em poucas horas. 

“Hoje, o XB-1 voou no mesmo espaço aéreo sagrado onde o Bell X-1 quebrou pela primeira vez a barreira do som em 1947. Estou ansioso por este voo desde a fundação da Boom em 2014, e ele marca o marco mais significativo até agora. em nosso caminho para levar viagens supersônicas a passageiros em todo o mundo”, publicou o CEO da companhia, Blake Scholl, no site oficial da empresa.

O XB-1 foi construído por iniciativa privadaDivulgação/Boom Supersonic

O comandante da aeronave que realizou o feito foi o piloto-chefe de testes Tristan “Geppetto” BRandesburg, graduado pela Escola de Pilotos de Teste Naval dos Estados Unidos e pela TOPGUN Adversary

Confira vídeos do voo do jato XB-1:

History in the making. On Jan. 28, 2025, XB-1 officially broke the sound barrier.

Flying Mach 1.122 (652 KTAS) at 35,290 ft. over the Mojave Desert, Boom’s supersonic demonstrator jet ushered in a new era of supersonic flight.

Watch the full recorded livestream:… pic.twitter.com/npCl2wYaFV

— Boom Supersonic (@boomaero) January 28, 2025

The Boom Supersonic @boomaero XB-1 becomes the first privately built civil aircraft to go supersonic! #AviationNews #aviationdaily pic.twitter.com/PdMXnwuU0n

— Evan Kirstel #B2B #TechFluencer (@EvanKirstel) January 28, 2025

Projeto Supersônico

De acordo com a emrpesa, o XB-1 foi projetado em colaboração de pilotos, o que “demonstra as inovações técnicas e culturais de engenharia e fabricação, onde a segurança e a qualidade vêm em primeiro lugar”.

O avião supersônico em produção, nos mesmos moldes de produção do XB-1, é o Overture, que pretende ter velocidade de cruzeiro “Mach 1,7”, que seria cerca de 2 mil km/h, em uma altura de 60 mil pés.

A empresa vem anunciando o Overture desde 2022, que poderá transportar até 80 passageiros. A promessa é que a nova aeronave consiga reduzir em até metade o tempo das viagens continentais. Por exemplo, um voo de Miami a Londres, que hoje dura cerca de dez horas, poderia ser feito em apenas cinco horas.

O avião ainda está em desenvolvimento, mas já conta com 130 encomendas de companhias como American Airlines, United Airlines e Japan Airlines.

Em construção, o Overture poderá atingir velocidade March 1.7Divulgação/Boom Supersonic

Barreira do som

O som é composto por vibrações que se propagam pelo ambiente na forma de ondas muito rápidas. Essa velocidade é medida em Mach. No caso do jato, ele atingiu 1,1 Mach (ou seja, 1,1 vez a velocidade do som) a 35 mil pés, o que equivale a aproximadamente 1,2 mil quilômetros por hora.

Para efeito de comparação, aviões comerciais costumam atingir velocidades de cerca de 850 quilômetros por hora.

Jatos supersônicos já existem, mas são usados no meio militar. O caça F-39 Gripen, da Força Aérea Brasileira (FAB), por exemplo, pode alcançar velocidades de até 2,4 mil km/h (duas vezes a velocidade do som).

Antes, um avião também já conseguiu voar além da velocidade do som: o Concorde. O avião supersônico, no entanto, foi feito a partir de iniciativa privada e pública. Foram feitos acordos comerciais entre países, com aportes governamentais.

Segundo a empresa, o objetivo do teste com o jato é, na verdade, levar essa tecnologia para a aviação comercial, permitindo o transporte de dezenas de passageiros.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.