As bebidas isotônicas, populares entre atletas e pessoas que buscam se refrescar durante a prática de exercícios físicos, estão cada vez mais presentes no dia a dia. É comum até mesmo ver crianças consumindo esses produtos após a prática de esportes. No entanto, será que essas bebidas são realmente indicadas para os menores de idade?
Segundo especialistas da área da saúde, o consumo de bebidas isotônicas é recomendado para adultos durante a prática de atividades físicas, pois o corpo perde água e minerais essenciais por meio do suor, como sódio e potássio. Porém, o consumo de isotônicos por crianças requer atenção.
A informação é que crianças que praticam esportes não necessitam dessas bebidas para se reidratar. Outro ponto negativo para as crianças é que a composição das bebidas isotônicas é frequentemente rica em açúcares e calorias, o que pode ser excessivo para o organismo infantil.
O consumo desses produtos pode levar a um aumento desnecessário de açúcar e calorias, impactando negativamente na saúde das crianças e contribuindo para problemas como obesidade e desequilíbrios metabólicos.
Portanto, o recomendado é que em caso de sede seja oferecido água e alimentos naturais, o que é suficiente para repor os líquidos perdidos.
Outra orientação é administrar uma alimentação balanceada antes da prática do exercício e após, para atender as necessidades de minerais e eletrólitos. Frutas como banana e melancia, ricas em potássio e minerais, são ótimas opções para complementar a hidratação e manter os níveis de energia sem provocar picos de açúcar ou insulina.
O post Bebidas isotônicas são adequadas para crianças? Entenda apareceu primeiro em Folh BV.