A Polícia Federal (PF) investiga um suposto plano de atentado contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. A ameaça, revelada através de mensagens na deep web, foi divulgada pela CNN Brasil.
As mensagens, recebidas no dia 3 de janeiro, chegaram à Divisão de Prevenção e Combate ao Extremismo Violento (DPCEV) da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) por meio de uma denúncia anônima e foram posteriormente encaminhadas à Polícia Federal.
Segundo as informações, o plano incluiria o uso de granadas, explosivos e um fuzil Barrett .50, uma arma de alta precisão e calibre pesado, projetada originalmente para o Exército dos Estados Unidos.
Investigadores ressaltam que todas as denúncias são tratadas com seriedade e que o caso está sendo analisado como real. O fórum onde as mensagens foram encontradas é conhecido por ser frequentado por extremistas, o que eleva a preocupação das autoridades.
A deep web, onde essas mensagens circularam, é uma parte da internet não acessível por mecanismos de busca tradicionais, frequentemente associada a atividades ilícitas.
Esse não é o primeiro incidente envolvendo planos contra figuras políticas. No final do ano passado, a Polícia Federal desmantelou um plano de assassinato contra Lula, envolvendo militares e um policial.
Batizado de “Punhal Verde Amarelo”, o esquema pretendia envenenar o presidente e também tinha como alvos o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro Alexandre de Moraes.
Além disso, em dezembro, a DPCEV prendeu Lucas Ribeiro Freitas, suspeito de planejar um ataque em Brasília, e deteve um advogado que ameaçava explodir sedes da Polícia Militar e da Polícia Federal, em um suposto surto psicótico.
The post PF investiga suposto plano de atentado contra Lula e Moraes criado na deep web first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF.