A abertura oficial da colheita da soja ocorreu neste sábado (19), na zona Rural de Boa Vista. Evento reuniu empresários do setor de agronegócio e contou com exposições. Abertura da Colheita de Soja do Cerrado de Roraima da safra 2023 ocorreu neste sábado (19), em Boa Vista.
Caíque Rodrigues/g1 RR
A Abertura da Colheita de Soja do Cerrado de Roraima da safra 2023, realizada neste sábado (19), reuniu diversos empresários do setor do agronegócio, contou com exposições de máquinas agrícolas e até apresentação musical. O evento aconteceu na Fazenda Rancho Grande, localizada na BR 174, zona Rural da capital, Gleba Cauamé.
Promovido pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Roraima (Aprosoja-RR), o evento iniciou por volta das 8h, com demonstração de máquinas e implementos.
Geraldo Palavinha, presidente da Aprosoja em Roraima.
Caíque Rodrigues/g1 RR
A largada oficial da colheita de 2023, com as máquinas realizando a colheita, começou às 12h17. Ao g1, o presidente da Aprosoja Roraima, Geraldo Palavinha, afirmou que estão otimistas e ressaltou a importância do evento.
“Esse evento é muito importante não só para os produtores de soja, mas para toda a população de Roraima, pois é um convite a todos para conhecer como é feito, como é plantando e cultivado esse grão tão fundamental pra economia do estado. Estamos muito otimistas e temos muito o que comemorar em 2023”, disse Geraldo Palavinha.
O evento iniciou na sexta-feira (18) com a palestra sobre o tema Elementos da Sustentabilidade da Agropecuária Brasileira, no auditório da Faculdade Cathedral, em Boa Vista.
Governador Antônio Denarium e o presidente da Aprosoja em Roraima na Colheita de Soja do Cerrado.
Caíque Rodrigues/g1 RR
A abertura marca o início da colheita do plantio de soja em Roraima, que registrou um aumento de 191,2% na produção nos últimos quatro anos – de 2018 a 2022. Para este ano, a previsão é que a produção atinja uma marca de 410,4 mil toneladas, um recorde para o período.
De acordo com o governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), o estado está batendo recorde de produção a cada ano e Roraima é o estado que mais cresce em área plantada no Brasil.
“Esse ano de 2023 já estamos colhendo aproximadamente duzentos mil hectares de grãos. Soja, milho, arroz, feijão e gergelim. São culturas que estão alavancando a economia, gerando emprego, gerando crescimento econômico e mais oportunidade pra todos”, afirmou o governador.
Marcio Granjeiro, secretário estadual de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação (Seadi).
Caíque Rodrigues/g1 RR
Segundo o secretário estadual de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação (Seadi), Marcio Granjeiro, o estado deve continuar investindo em tecnologia, ciência e inovação para que “a gente possa continua produzindo ainda mais nas mesmas áreas, aumentando a nossa produtividade, aumentando a nossa eficiência e garantindo a sustentabilidade ambiental”, explicou ele.
O evento de abertura também contou com a participação de presidentes das Aprosojas de outros estados, inclusive da Aprosoja Brasil.
Abertura da Colheita de Soja do Cerrado de Roraima.
Caíque Rodrigues/g1 RR
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.
Colheita da Soja tem início em evento com autoridades, exposições e show em Roraima
Adicionar aos favoritos o Link permanente.