Ao todo, Roraima teve 69 mortes no primeiro semestre de 2023, 20 assassinatos a menos que o primeiro do ano passado. Dados são do Monitor da Violência. Monitor da Violência: assassinatos aumentam 6% no 1º semestre
Marcello Zambrana/Agif/Estadão Conteúdo
Roraima registrou a maior queda em número de homicídios entre todos os estados do Brasil no primeiro semestre pelo segundo ano consecutivo. A redução foi de -22,5%, segundo os dados do índice nacional de homicídios do Monitor da Violência criado pelo g1 e divulgados nesta quinta-feira (17).
No primeiro semestre do ano passado foram 89 assassinatos, enquanto que no primeiro semestre de 2023 foram 69, ou seja 20 assassinatos a menos. Com a queda, Roraima se manteve entre os estados com maior redução do índice no primeiro semestre pelo segundo ano consecutivo.
Os dados do Monitor da Violência são obtidos pela lei de acesso à informação e por assessorias de imprensa. Os dados de Roraima foram divulgados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SESP).
Estão contabilizadas as vítimas de homicídios dolosos (incluindo os feminicídios), latrocínios e lesões corporais seguidas de morte. Juntos, estes casos compõem os chamados crimes violentos letais e intencionais.
Do total de assassinatos em Roraima no primeiro semestre, a maioria foram homicídios dolosos com 61 crimes, seguido de lesão corporal com 5 registros e latrocínios com 3 crimes. O mês mais violento foi abril, com 19 vidas perdidas.
No ranking das reduções, depois de Roraima estão Paraíba (-22,4%), Sergipe (-19,2%), Rondônia (-19,1%), Pará (-13,1%). Com isso, o Norte e Nordeste lideram a lista na redução de mortes.
Assassinatos no Brasil
O número de assassinatos em todo o país teve queda 3% em relação ao primeiro semestre do ano passado. No primeiro semestre de 2022 foram 20.312 assassinatos, enquanto que em 2023 foram 19.695.
As maiores altas nos números de assassinatos no primeiro semestre foram no Amapá (65,1%), Rio de Janeiro (17,3%) e Tocantins (8,6%).
No total, 10 estados registraram alta nos assassinatos no semestre (AC, AL, AP, ES, MA, MG, RJ, RS, SC, TO) e 16 estados tiveram queda nos homicídios no semestre (AM, BA, CE, GO, MS, MT, PA, PB, PE, PI, PR, RN, RO, RR, SE e SP).
Este levantamento faz parte do Monitor da Violência, uma parceria do g1 com o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. A ferramenta criada pelo g1 permite o acompanhamento dos dados de vítimas de crimes violentos mês a mês no país.
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.
Roraima registra maior queda em números de homicídios pelo segundo ano consecutivo
Adicionar aos favoritos o Link permanente.