Em 2018, Roraima registrou 117,5 toneladas de soja colhidas, enquanto em 2022, o valor chegou a 342,2 toneladas. Soja foi o produto mais exportado de Roraima em 2021.
Governo de Roraima
Roraima registrou um aumento de 191,2% na produção de soja nos últimos quatro anos – de 2018 a 2022. Para este ano, a previsão é que a produção atinja uma marca de 410,4 mil toneladas, um recorde para o período. A abertura oficial da colheita da soja ocorre no próximo sábado (19).
Dados da Secretaria de Agricultura (Seadi) solicitados pelo g1 mostram que a alta na produção também acompanhou o aumento de áreas de plantio, uma alta de 165,7% no período.
Em números absolutos, a produção em 2022 do grão foi de 342,2 mil toneladas, quase três vezes mais em relação às 117,5 mil toneladas produzidas em 2018. A série de quatro anos mostra ainda que houve uma queda de 8% na produção de 2019 em relação a 2018. Mas, nos anos seguintes, houve um crescimento constante.
A soja é produzida em grande parte em fazendas dos municípios do Alto Alegre, Bonfim, ao Norte do estado e a capital Boa Vista.
O aumento também pode ser visto no número de áreas destinadas para o plantio de soja. Durante os quatro anos, os hectares aumentaram em 165,7%. Entre os anos de 2021 e 2022 foi registrado o maior aumento, com 42,6%.
Para o assessor econômico da Fecomércio de Roraima, Fábio Martinez, a soja se tornou o principal produto agropecuário do estado e este crescimento impacta a economia. A produção da soja roraimense é escoada para países como Rússia e China.
“A maior parte dessa soja produzida no estado é destinada para exportações, atingindo diversos países como a Rússia, China, Turquia, mas também países da Europa como a Espanha. Por conta do aumento do plantio de soja, a gente começa agora a se beneficiar com a entrada de indústrias que acabam usando a soja tanto para criar farelo de soja quanto também para a produção de óleo de soja”.
“Além desse destino para o mercado internacional, o subproduto da soja acaba também ficando aqui estimulando outras cadeias de produção econômicas, como a ração de animais, que acaba estimulando a criação de aves, suínos e bovinos. Essa produção de soja acaba criando um efeito multiplicador na economia do estado de Roraima que cria esse crescimento do agronegócio no estado”, explica o assessor econômico.
Abertura da Colheita de Soja no cerrado de Roraima
Indústria vai produzir óleo de soja e farelo para produção de ração animal.
Governo de Roraima
A Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Roraima (Aprosoja-RR) promove a partir desta sexta-feira (18) a Abertura da Colheita de Soja do Cerrado de Roraima da safra 2023 que seguirá até até sábado (19).
O evento começará com a palestra sobre o tema “Ocupação Territorial Brasileira”. No dia 19, a partir das 8h, ocorre a largada oficial da colheita na Fazenda Rancho Grande, localizada na BR 174, km 55, zona Rural de Boa Vista, Gleba Cauamé.
O evento é uma realização conjunta da Aprosoja-RR com a Federação da Agricultura e Pecuária de Roraima (Faerr), com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RR) e com o Sistema OCB-RR.
Produção de soja aumenta 191% em RR em quatro anos e deve bater novo recorde em 2023
Adicionar aos favoritos o Link permanente.