‘Vacas rebaixadas’: mini bovinos chamam atenção e conquistam simpatia de visitantes em feira


Duas minivacas, um miniboi e um minibezerro variam entre 70 cm e 1,20 m de altura. Feira AgroBV 2023 ocorre entre os dias 28 a 30 de julho, no Campo Experimental do Centro de Difusão Tecnológica (CDT), localizado na RR-321, Km 5, região do Bom Intento, zona Rural. Minivacas chegam ao máximo 1,20 m de altura
Caíque Rodrigues/g1 RR
Elas são baixas, as patas são curtas, mas não passam despercebidas pelos visitantes da Feira Agropecuária AgroBV 2023. São duas minivacas, um miniboi — e até um mini bezerro — que não chegam a 1,20 m e estão entre as atrações do evento. Os visitantes curiosos observam, tiram fotos e até fazem carinho nos animais que são descritos como “fofos”: “muito interessante e muito fofa”.
As minivacas são geneticamente modificadas e podem ser de várias espécies bovinas. As que estão em exposição no evento são da raça Jersey e variam entre 70 cm até 1,20 m (uma vaca de porte normal chega a 1,70 m). O mini boi se chama Tião e uma das mini vacas, Lilica — a outra minivaca e o minibezerro ainda não foram batizados –.
Minibezerro de 70 cm também é atração da feira AgroBV 2023
Yara Ramalho/g1 RR
De acordo com o técnico em agropecuária da Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (Semaai), Wolter Borges, elas são de criadores locais e foram cedidas para serem “atração” do evento que começou nesta sexta-feira (28) e vai até domingo (30).
Ele destaca que o motivo pelo qual as minivacas são criadas por serem “simpáticas e dóceis”, por isso se dão bem com as pessoas e podem servir como atração para crianças e famílias. De acordo com ele, quanto mais baixa a vaquinha, maior o preço.
“Geralmente, quem cria mini vacas tem um poder aquisitivo um pouco melhor e as mantém no sítio. A docilidade desses animais é gigantesca, são mais dóceis do que outros animais. Isso permite que as pessoas interajam com eles sem cabresto, montados, e essas vacas são usadas para esse propósito”, explicou.
João Lucas foi um dos visitantes que viu as minivacas na feira AgroBV 2023
Caíque Rodrigues/g1 RR
Um dos visitantes que teve a atenção roubada pelas vaquinha foi o frentista João Lucas de 23 anos. Ele foi com a namorada ver as maquinas agrícolas e, claro, tirar fotos no famoso campo dos girassóis. Mas ele não contava que iria ver o que chamou de “vacas rebaixadas”.
“É muito interessante e muito fofa. Eu já tinha visto uma vez agora tô vendo de novo. A gente veio ver os girassóis e as maquinas, mas é muito curioso ver essas vacas rebaixadas”, disse.
Wolter explica que as minivacas foram criadas geneticamente ao longo dos séculos a partir do primeiro indivíduo que nasceu com esta condição e de raças menores de bovinos. Desde então, começaram a cruzar com raças indianas e holandesas de porte pequeno resultando no tamanho das vaquinhas.
“No Brasil, as variações são mais caipiras. As mais baratas, chegando a cerca de 1,20 m. As raças mais caras chegam a apenas 90 cm. São muito pequenas!”.
Minivacas são chamada de “vacas rebaixadas” em feira AgroBV 2023
Caíque Rodrigues/g1 RR
Ele explica também que não há muita diferença entre as vacas de porte normal com as minivacas a não ser o tamanho. Inclusive, a produção de leite é relativa ao tamanho das vacas.
“Na verdade, a grosso modo, não há muita diferença. As patas são menores, o corpo é menor, todo o animal é menor, mas o sistema reprodutivo e a parte ruminante são basicamente iguais. A produção de leite é proporcional ao tamanho; uma vaca menor produz menos leite”.
Minivacas fazem sucesso em feira agropecuária de Boa Vista
Yara Ramalho/g1 RR
Feira AgroBV
A Agro BV 2023 ocorre no campo Experimental do Centro de Difusão Tecnológica (CDT), localizado na RR-321, Km 5, região do Bom Intento, e é aberto ao público durante os três dias do evento, das 8h às 18h
O evento terá serviços voltados para área da saúde, primeira infância com uma Fazendinha, praça de alimentação e shows musicais com a participação de artistas locais.
Este ano, o espaço total de plantio tem 22 hectares com variedades de hortifrútis, capim e o tradicional campo de girassóis. Além disso, a previsão é que 44 empresas exponham máquinas, implementos, insumos agrícolas, veículos, agentes financiadores e instituições de ensino da área de agrárias.
Haverá, ainda 20 espaços destinados à agricultura familiar e 17 ambulantes com apoio da Agência Municipal de Empreendedorismo e Fomento de Boa Vista (AME), oferecendo diversos produtos gastronômicos e artesanais.
Campo de girassol da prefeitura de Boa Vista
Prefeitura de Boa Vista/Divulgação
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.