Boa Vista promove ‘Dia D’ de combate às hepatites virais


Serão ofertados testes rápidos, preservativos e vacinas para a população durante ação no Terminal de Ônibus José Campanha Wanderley. Prefeitura de Boa Vista promove “Dia D” de combate às hepatites virais nesta quinta-feira, 27
Divulgação/PMBV
A Prefeitura de Boa Vista promove o “Dia D” do mês da campanha de combate às hepatites virais, conhecido como Julho Amarelo, nesta quinta-feira (27) no Terminal de Ônibus José Campanha Wanderley. Os atendimentos ocorrem das 8h às 14h.
As equipes de saúde estarão no Terminal de Ônibus José Campanha Wanderley, oferecendo preservativos masculinos e femininos, testes rápidos para hepatites B e C, sífilis e HIV, multivacinação e palestra sobre o tema, com ênfase na hepatite B, o tipo mais recorrente e transmissível.
A hepatite é uma doença viral, que afeta e causa inflamações no fígado. No Brasil, os tipos mais comuns são as hepatites A, B e C, sendo a C um agravamento da B. A hepatite B é prevenível com vacina desde o nascimento, quando o recém-nascido recebe a primeira dose até 12h após o parto, devido ao grande número de casos de transmissão que ocorrem de mãe para filho.
As vacinas precisam ser reaplicadas após o período necessário. Apenas as hepatites A e B possuem vacina e ainda não existe imunizante para hepatite C. O médico da UBS Ione Santiago, Everton Walczak, falou sobre os cuidados preventivos contra a hepatite.
“No nosso país, estima-se que um milhão de pessoas tem hepatite, então é importante que se mantenha hábitos de higiene. Tudo o que você puder controlar, controle. Use preservativo, mantenha o seu calendário vacinal atualizado e sempre que possível passe pela UBS pra realizar os testes rápidos. Em alguns públicos, a gente já realiza isso meio que de rotina” disse.
Infecção
Os diferentes tipos de hepatite ocorrem de maneiras distintas. A hepatite A é mais comum em casos de contato com coliformes fecais, devido à má higiene principalmente das mãos, dos alimentos ou condições precárias de saneamento básico, recorrente em áreas onde a população é socioeconomicamente vulnerável.
A hepatite B é transmitida pelo contato com o sangue, objetos pessoais compartilhados, não esterilizados e relações sexuais, enquanto a hepatite C é uma “evolução” da hepatite B, mais grave e que ocorre em casos de não tratamento ou tratamento inadequado da mesma.
Sintomas
Cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. As hepatites B e C não apresentam muitos sintomas, diferente da hepatite A, que costuma aparecer com mais frequência principalmente através de sintomas abdominais. No entanto, em caso de qualquer suspeita ou desconforto, vá até a UBS mais próxima e procure um médico.
Tratamento
O tratamento é oferecido integralmente pelo SUS, desde o diagnóstico até a alta do paciente hepático. Em Boa Vista, todas as UBSs oferecem testes rápidos para hepatite B e C, bem como encaminhamento para os exames de hepatite A.
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.