Modalidade, destinada ao público de sete a 17 anos, é ofertada pelo Centro de Convivência da Juventude, da ALE-RR, em oito polos de Boa Vista e em mais nove municípios roraimenses.
Nonato Sousa
Nesta quarta-feira (19), é comemorado o Dia Nacional do Futebol, uma data que celebra a paixão do brasileiro pelo esporte mais popular do país. Nesse contexto, o Centro de Convivência da Juventude (CCJuv), da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), impulsiona a prática do esporte ao proporcionar a modalidade gratuitamente a crianças e jovens roraimenses.
Turminha do polo Senador Hélio Campos, durante aula prática de futebol.
Nonato Sousa
Para abarcar essa paixão nacional, o programa da ALE-RR, inserido dentro da Superintendência de Programas Especiais, oferta aulas de futebol de campo em turmas pela manhã, tarde e noite, em oito polos localizados nos bairros Buritis, Asa Branca, Pedra Pintada, Hélio Campos, Tancredo Neves, Liberdade, Bela Vista e Jardim Primavera. Além disso, o CCJuv também oferece a modalidade esportiva nos municípios do Cantá, Mucajaí, Alto Alegre, Amajari, Caroebe, Caracaraí, Rorainópolis, São Luiz do Anauá e Uiramutã (ver tabela).
Oferta de futebol do Centro de Convivência da Juventude, em polos de Boa Vista.
Eduardo Andrade. Ilustração gráfica: Abraão Borges
Oferta de futebol do Centro de Convivência da Juventude, em polos do interior do Estado.
Eduardo Andrade. Ilustração gráfica: Abraão Borges
Conforme a diretora do CCJuv, Dyarissa Freitas, são mais de 400 crianças e adolescentes, entre sete e 17 anos, atendidos somente na modalidade, sendo então uma das aulas esportivas mais procuradas pela população.
Diretora do Centro de Convivência da Juventude, Dyarissa Freitas
Eduardo Andrade
“O Centro de Convivência da Juventude oferta mais de 20 modalidades culturais e esportivas gratuitas, nos 15 municípios de Roraima. Nossas atividades levam mais qualidade de vida a crianças, jovens e adultos, bem como tem sido uma importante ferramenta de incentivo e de inclusão social, tanto na oferta de atividades esportivas coletivas, quanto nas individuais”, enfatiza a diretora.
O pequeno Enzo Gabriel sonha em ser um grande jogador de futebol, sem deixar os estudos de lado. “Tirei duas notas 100, sempre faço minhas tarefas e atividades”, conta.
Nonato Sousa
Um dos assistidos pelo CCJuv é Enzo Gabriel Santos, de sete anos. O aluno participa das aulas de futebol no polo Senador Hélio Campos e contou sobre o gosto pela modalidade, bem como pelos estudos. “Quero ser o Cristiano Ronaldo, porque ele é bom e faz muito gol, até mesmo de bicicleta. Já na escola, tirei duas notas 100, pois eu sempre faço minhas tarefas e atividades”, disse o menino.
A professora Nádia Mendes é quem ensina as técnicas do esporte a Gabriel. Há mais de oito anos no ramo, ela informou que a dinâmica das aulas vai bem mais além do que a diversão, pois envolve também muita disciplina.
“A gente trabalha com esses jovens para que eles sejam homens de bem para sociedade”, enfatizou a professora de futebol do CCJuv, Nádia Mendes.
Nonato Sousa
“Contribuímos na educação esportiva deles, juntamente com os pais. Assim, nossas ações não refletem somente no futebol em si, a exemplo de se tornar o ‘Neymar’ como mesmo eles dizem, mas as atividades moldam o caráter e auxiliam na disciplina dos nossos alunos”, explicou Nádia.
“Futebol é uma importante ferramenta de transformação social e o CCJuv foi idealizado nessa perspectiva, de transformar vidas”, destacou o presidente da ALE-RR, deputado Soldado Sampaio.
Nonato Sousa
Já o presidente da Casa Legislativa, deputado Soldado Sampaio , ressaltou a relevância de promover o esporte entre os jovens como forma de estimular valores como trabalho em equipe, disciplina e saúde. “O CCJuv é um espaço que visa não apenas o entretenimento, mas também o desenvolvimento integral dos jovens, sendo o futebol uma das ferramentas essenciais para isso”, disse.
Esporte e Comunicação
Os veículos comunicacionais da Assembleia Legislativa também contribuem para informar sobre o futebol. Há exatos dois anos no ar, o “Memórias do Esporte” é veiculado na TV Assembleia (canal 57.3) todas as segundas-feiras, às 19h. Com apresentação de Waldenir Benttes e Bernardo Silva, o programa traz um bate-papo sobre os momentos históricos do esporte roraimense.
Os apresentadores Waldenir Benttes e Bernardo Silva, durante entrevista com a jogadora de futebol feminino, Vitória Silva de Almeida, para o programa Memórias do Esporte, que faz parte da programação da emissora legislativa.
Imagem de divulgação da TV Assembleia, canal 57.3
“Nesses dois anos, temos conseguido atingir o objetivo do programa, resgatando não só história do futebol roraimense, mas também do esporte de uma maneira geral. E o bacana é que, ao longo desse tempo, resgatamos muito do futebol amador, pois ele serviu de base para a profissionalização do esporte. Assim, buscamos pincelar todos esses momentos para trazer a memória esportiva, especialmente neste momento em que o futebol roraimense está em ascensão”, destacou Benttes.
Além da TV, Bentes e Silva também apresentam o “Domingo Esportivo”, programa da Rádio Assembleia (FM 98.3) que é veiculado aos domingos, das 10h ao meio-dia. Os apresentadores trazem as novidades do esporte não só roraimense, mas também do Brasil e do mundo.
Waldenir Benttes e Bernardo Silva, durante o Domingo Esportivo, programa da Rádio Assembleia (FM 98.3).
Jader Souza
CCJuv da ALE-RR promove paixão nacional com incentivo ao esporte
Adicionar aos favoritos o Link permanente.