Mamífero chamou a atenção de moradores do bairro Cidade Satélite ao atravessar uma das ruas do local. Vídeo mostra o momento em que o animal anda em direção à uma ciclovia. Tamanduá-bandeira atravessando rua em Boa Vista
“Por que o tamanduá atravessou a rua?”. A resposta dessa pergunta talvez ninguém saiba, mas a situação despertou a curiosidade do construtor Wesley Pantoja, de 33 anos, e dos moradores do bairro Cidade Satélite, na zona Oeste de Boa Vista. Isso porque um tamanduá-bandeira foi flagrado desfilando nas ruas do bairro nessa quinta-feira (13) e vídeos mostram o momento em que o animal passa: “parou o transito”.
O passeio do mamífero foi filmado por Wesley e o vídeo repercutiu nas redes sociais. Nas imagens, é possível ver o tamanduá passando por baixo de um caminhão e indo em direção à uma ciclovia. O construtor não esconde a empolgação de ver o animal e dispara aos risos: “ó o tamanduá! (sic)”. (Veja o vídeo acima).
Tamanduá-bandeira ‘desfila’ em rua da zona Oeste de Boa Vista
Arquivo Pessoal/Wesley Pantoja
Ao g1, o construtor disse ter se impressionado com a beleza do animal, já que vê-lo por fotos e vídeos não faz jus ao quão “legal” é testemunhá-lo ao vivo. Ele disse que a rua onde o tamanduá foi visto é perto de uma região de lavrado, habitat natural da espécie, o que pode explicar o motivo do encontro.
“O tamanduá estava desfilando na rua, e todos os carros que passavam pararam. Por coincidência, eu já estava com o celular na mão e comecei a gravar um vídeo. Gritei para as pessoas olharem o tamanduá e divulguei no grupo dos vizinhos para compartilhar o momento”.
“Fiquei surpreso, pois é raro ver um tamanduá assim ao vivo. Normalmente, estamos acostumados a vê-los apenas em fotos ou vídeos gravados por outras pessoas. Decidi parar o carro, comecei a filmar e chamei as pessoas próximas para verem o tamanduá, incluindo os funcionários do mercado”, destacou Wesley.
Tamanduá-bandeira é visto atravessando rua no bairro Cidade Satélite, zona Oeste de Boa Vista
Arquivo Pessoal/Wesley Pantoja
O construtor disse que o tamanduá se aproximou de uma menina que estava alimentando seus animais de estimação, mas que nada grave aconteceu. Eles chegaram a ligar para o Corpo de Bombeiros para resgatar o mamífero, mas ele afirma que não ficou no local a tempo para ver o desfecho da história.
Procurada, a Secretaria de Comunicação do governo de Roraima informou que “a ocorrência não consta nos relatórios de atendimento do Corpo de Bombeiros”. O g1 também procurou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), que informou não ter sido acionada sobre o caso.
Para Wesley, a emoção foi única, já que ele se encantou com o tamanho e a beleza do tamanduá que resolveu “desfilar” nas ruas da zona Oeste de Boa Vista.
“Foi uma emoção inexplicável ver esse animal ao vivo. Foi uma experiência incrível, nada paga isso, não esperava que o vídeo fosse tomar proporções, já que só mandei em um grupo de vizinhos, mas foi muito legal”, disse.
O pesquisador ecólogo da Universidade Federal de Roraima, Whaldener Endo, informou que o tamanduá-bandeira, apesar de ser uma espécie em perigo de extinção, ainda comumente encontrado na região de lavrado do estado, aparece também com certa frequência nos arredores e até mesmo na área urbana de Boa Vista.
“É possível, no entanto, que a espécie venha sofrendo um declínio populacional na região devido ao impacto humano, que inclui a perda de áreas naturais, incêndios e mesmo atropelamentos e caça”, cita o pesquisador.
Whaldener Endo também informa que, apesar de ser um animal dócil, possui bastante força em seus membros e garras, e pode tentar se defender ao se sentir ameaçado, e por isso é recomendável não se aproximar demais deles.
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.
Tamanduá-bandeira é flagrado ‘desfilando’ em rua na zona Oeste de Boa Vista: ‘parou o trânsito’
Adicionar aos favoritos o Link permanente.