Onze garimpeiros ilegais são presos na Terra Yanomami


Oito homens e três mulheres foram presos pela PF na região conhecida como Wiakás, no rio Uraricoera, dentro da Terra Yanomami. Eles retirados do território em aeronaves das Forças Armadas. Onze garimpeiros presos na Terra Yanomami chegam em Boa Vista
Divulgação/Comando Conjunto Ágata Fronteira Norte
Onze garimpeiros ilegais, sendo oito homens e três mulheres, foram na Terra Indígena Yanomami nesta quarta-feira (12) pela Polícia Federal. Eles foram retirados do território para Boa Vista nesta quinta-feira (13) em aeronaves das Forças Armadas.
Imagens registraram o momento em que os 11 garimpeiros desceramm algemados dos helicópteros das Forças Armadas na capital. Ainda não foi divulgado a função que cada um dos presos exercia no garimpo ilegal.
Todos foram presos em região Waikás, região do Uraricoera, uma das mais impactadas pelo garimpo ilegal na Terra Yanomami.
De acordo com as Forças Armadas, um efetivo da Força Terrestre Componente (FTC), localizado em Parima, esteve presente no momento em que o acampamento foi encontrado, auxiliou a PF na prisão dos garimpeiros e a apreensão de ouro e armamentos.
Maior território indígena do país, a Terra Indígena Yanomami enfrenta uma grave crise sanitária na saúde causada por garimpeiros ilegais.
*Em atualização

Adicionar aos favoritos o Link permanente.