A iniciativa faz parte do projeto “Pão Solidário”, criado pelo ciclista Valdeni Pinheiro Alves, de 44 anos. Valdeni Pineiro Alvez, começou o projeto em 2021, e Boa Vista é o seu último destino
Arquivo Pessoal
O amazonense, Valdeni Pinheiro Alves, de 44 anos, terá uma jornada de 12h de pedal seguidos, em Boa Vista, nesta quarta-feira (5) para arrecadar alimentos. A iniciativa faz parte do projeto “Pão Solidário”, criado pelo ciclista, que arrecada doações para ajudar famílias que precisam, e será realizado também no sábado (8).
Natural de Humaitá, no Amazonas, o ciclista recordista e embaixador da paz, Valdeni Pinheiro Alves está pela segunda vez em Boa Vista. Em 2019, ele começou em Roraima um trajeto de 27 capitais em 123 dias e se tornou o ciclista a ter a mais rápida trajetória de bicicleta feita por todas as capitais do país.
Ao g1, Valdeni contou que trabalhava com projetos sociais e sempre gostou de ajudar as pessoas. Em 2019 ele recebeu o título de embaixador da paz pela Federação para a Paz Universal (FPU), e após receber o título, decidiu criar o projeto.
“Eu estava em casa, sozinho, e veio a ideia de sair por todo o Brasil fazendo um pedal solidário de 12 horas em algumas cidades e capitais, arrecadando alimentos e doando para uma instituição da própria cidade, e propagando a cultura da paz no Brasil”, disse.
O projeto “pão solidário” iniciou em outubro de 2021, quando ele decidiu sair por todo o Brasil, nas 26 capitais para realizar o ‘pedal solidário’. Valdeni já passou por todas as capitais do Brasil, como Palmas no Tocantins, e Porto Velho em Rondônia. E para encerrar com chave de ouro, Boa Vista é o seu último destino.
Na ação, Valdeni ficará das 5h até às 17h30 pedalando em um só local, com intervalos apenas para ir ao banheiro. O ciclista anda com a bicicleta em um suporte de treino, ou dando voltas no estacionamento, enquanto as pessoas podem doar alimentou ou em dinheiro.
“A gente vem ai com o projeto propagando a cultura da paz, quebrando barreiras e unindo as pessoas, levando aquela mensagem que todos já conhecem, que todos nós somos iguais, independente da raça e da religião, o importante é que todos se abracem como irmãos só assim a gente vai ter um mundo de paz”, comentou.
Durante os dois dias de pedal, os alimentos que forem arrecadados serão doados para o projeto Mexendo a Panela, da paróquia Nossa Senhora da Consolata e o projeto Reality Forever.
O pedal desta quarta-feira (5) será realizado a partir das 5h até às 17h30, em um supermercado localizado na Avenida Surumu, no bairro São Vicente. Já no sábado (8) acontece no mesmo horário, na Avenida Capitão Júlio Bezerra, no bairro Trinta e Um de Março.
Serão dois dias de ação, segundo o ciclista
Arquivo Pessoal
*Estagiária sob supervisão de Samantha Rufino
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.
Recordista brasileiro realiza 12h de ‘Pedal Solidário’ para arrecadar alimentos em Boa Vista
Adicionar aos favoritos o Link permanente.