Núcleo de Saúde da ALE-RR promove ações de prevenção e combate à hipertensão


Setor da Casa Legislativa tem equipe multidisciplinar de enfermeiros, técnicos de enfermagem, médico e psicólogos ‘Hipertensão é uma doença que chamamos de silenciosa’, destaca a médica Izabela Marques
Alfredo Maia
Nesta quarta-feira (26), é celebrado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, data instituída pela Lei Federal nº 10.439/2002 com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico preventivo e do tratamento da doença. Pensando no bem-estar dos servidores, a Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), por intermédio do Núcleo de Saúde, destaca a importância dos cuidados.
A hipertensão arterial é uma doença que consiste na condição em que a força do sangue contra as paredes das artérias produz uma pressão maior que a fisiológica no sistema circulatório. É considerado pressão normal até 12 por 8. Já valores iguais ou superiores a 14 por 9, caracterizam hipertensão.
“A hipertensão é uma doença que chamamos de silenciosa. A maioria das pessoas que fala que passou mal teve uma dor de cabeça e estava com a pressão alta, e descobriu casualmente após ter aferido a pressão, logo constatando que estava acima do normal”, destaca a médica Izabela Marques.
Nattacha Vasconcelos descobriu a doença após constantes dores de cabeça
Alfredo Maia
A servidora Nattacha Vasconcelos descobriu por acaso a doença. Após ter diversas crises de enxaqueca, foi atendida no núcleo e constatou que era hipertensa.
“Passei a perceber alguns sintomas, depois que tive covid-19. Comecei a sentir dores de cabeça estranhas. Tomava remédio e não passava, e um dia indicaram o Núcleo de Saúde para ser atendida. Quando cheguei, a enfermeira aferiu a pressão e constatou que estava muito alta. Prontamente, eles me encaminharam ao médico para verificar com urgência o meu caso. Foi quando descobri que era hipertensa”, afirmou.
Evaldo Silva decidiu procurar ajuda médica após mal-estar frequente
Alfredo Maia
O motorista Evaldo José da Silva também descobriu ser hipertenso quando teve um mal-estar e logo percebeu que algo não estava bem. Então, ele decidiu procurar atendimento.
“Fui prontamente atendido. Aferiram a pressão, perceberam que estava muito acima do normal e fui logo atendido. A médica pediu que eu começasse a fazer um acompanhamento. Depois de todos os procedimentos, foi confirmado que sou hipertenso”, explicou.
De acordo com Izabela Marques, o ideal é que toda pessoa verifique a pressão regularmente. Ela destaca que quanto mais cedo o diagnóstico, melhor será o processo.
“A verificação da pressão arterial deveria ser uma rotina constante de toda consulta, inclusive das crianças. Por isso, quanto antes descobrir a doença, melhor para o tratamento”, salientou a médica.
Serviços
O Núcleo de Saúde é constituído de uma equipe multidisciplinar de enfermeiros, técnicos em enfermagem, médico, psicólogo e um grupo de apoio. São oferecidos atendimentos ambulatoriais, primeiros socorros em caso de emergência, além de atividades de educação em saúde para melhorar a qualidade de vida no trabalho, conforme salienta a chefe do setor, Elissandra da Silva.
Núcleo possui uma equipe multidisciplinar e oferece atendimentos ambulatoriais e primeiros socorros em caso de emergência
Alfredo Maia
“Os serviços oferecidos pelo núcleo visam promover a saúde e o bem-estar dos servidores. Se o servidor preferir, pode agendar sua consulta, conforme a disponibilidade”.
Foram realizados 2.285 atendimentos em 2022
Alfredo Maia
Em 2022, foram realizados 2.285 atendimentos no núcleo. Entre as principais queixas, 54% se referem à alteração de pressão arterial, 36%, dor de cabeça, 5%, sintomas respiratórios e 2%, glicemia.
Servidores interessados podem agendar pelo telefone 4009-5579
Alfredo Maia
O atendimento ocorre de segunda a sexta, das 7h30 às 18h30. Os servidores interessados podem agendar pelo telefone 4009-5579. O Núcleo de Saúde funciona na Assembleia Legislativa de Roraima.
SupCom ALERR

Adicionar aos favoritos o Link permanente.