Programa ‘Kinja – gente de verdade’ conta história do povo Waimiri Atroari


Programa vai ar no dia 30 de abril, logo após o Fantástico, em todas as emissoras da Rede Amazônica. Programa vai ar no dia 30 de abril, logo após o Fantástico, em todas as emissoras da Rede Amazônica.
Reprodução
O programa “Kinjá – gente de verdade”, que vai ar no dia 30 deste mês, logo após o Fantástico, apresenta aos telespectadores das emissoras da Rede Amazônica os Waimiri Atroari, o povo indígena que habita territórios dos estados do Amazonas e Roraima.
Por mais de um século, os Waimiri Atroari lutaram incansavelmente contra garimpeiros, caçadores, castanheiros, soldados da Polícia Militar do Amazonas e o exército brasileiro, sendo quase dizimados no período da construção da Rodovia BR-174.
Os indígenas sobreviveram aos impactos ambientais causados através da construção da mineradora Taboca e a Hidrelétrica de Balbina que modificaram o território e adoecendo o povo.
Por que ‘Kinjá’?
Os Waimiri Atroari se autodenominam “Kinjá”, que significa “gente de verdade”.
Reprodução
Os Waimiri Atroari se autodenominam “Kinjá”, que significa “gente de verdade”. E, eles demonstram dignidade por meio do diálogo, resgate da autoestima, aquisição de conhecimento, autossuficiência e preservação de suas tradições e histórias, marcadas por violações de seus modos de vida e restrições ao exercício livre de sua identidade.
Documentário
Comandado pelos apresentadores Luciano Abreu e Ruthiene Bindá, o programa mostrará como esse povo conseguiu se reerguer.
Eles já foram quase 6 mil indígenas, mas foram reduzidos a menos de 400 na década de 1980. De acordo com os últimos dados, atualmente, estão próximos dos 2.500.
Em uma expedição inédita no território indígena, a equipe da Rede Amazônica teve a oportunidade de conhecer o cotidiano das aldeias situadas ao longo da estrada e imersas na Amazônia.
Reprodução
O documentário exibirá o dia a dia, os rituais, as tradições e a história de guerreiros que participaram de momentos históricos de conflitos e que ainda resistem como voz ativa na política interna e externa. Além disso, mostrará os jovens que nascem com uma nova perspectiva de relação com o mundo além do perímetro da reserva.
Em uma expedição inédita no território indígena, a equipe da Rede Amazônica teve a oportunidade de conhecer o cotidiano das aldeias situadas ao longo da estrada e imersas na Amazônia.
Vídeos mais assistidos no Amazonas

Adicionar aos favoritos o Link permanente.