Kits são entregues para os migrantes e refugiados recém-chegados no Brasil. Distribuição acontece até a próxima sexta-feira (25), no município que faz fronteira com a Venezuela. Ação faz parte do projeto Orinoco: Águas que Atravessam Fronteiras e ocorre em Pacaraima, ao Norte de Roraima.
Cáritas/Divulgação
A Cáritas Brasileira, por meio do projeto Orinoco: Águas que Atravessam Fronteiras, iniciou a distribuição distribuição de kits de higiene pessoal para migrantes e refugiados venezuelanos em Pacaraima, município ao Norte de Roraima e que faz fronteira com a Venezuela. A ação segue até a próxima sexta-feira (25) e distribui 1,7 mil kits.
A distribuição iniciou na segunda-feira (21). Além de produtos de higiene, a ação entrega 2,5 mil brindes educativos em escolas municipais e realiza um conjunto de formações sobre higiene, cidadania e acesso a direitos da pessoa migrante no Brasil.
Os kits são entregues a migrantes recém-chegados no país. Neste mês de agosto, 9,2 mil pessoas migrantes venezuelanas deram entrada no país pela região, conforme o painel de monitoramento do fluxo migratório da ONU.
Os kits individuais de higiene pessoal contêm produtos que atendem as necessidades básicas de homens, mulheres e crianças: shampoo, condicionador, desodorante, sabonete, creme dental, escova de dente, pente de cabelo, protetor solar/repelente, papel higiênico, sabão em pó, álcool gel, máscara de proteção. Além de absorvente íntimo, toalha para banho, fraldas descartáveis, lenços umedecidos, dentre outros produtos de cuidados pessoais.
Eles são entregues na Casa de Acolhida São José, a Igreja Batista Independente (Suapi), Pastoral do Idoso, Pastoral do Migrante e a Igreja Sagrado Coração de Jesus, mantidos pela Diocese de Roraima, e para a população de ocupações espontâneas do entorno da cidade fronteiriça
Antes de serem entregues, eles passam por uma vistoria, realizada pelos setores de Compras e Monitoramento do projeto Orinoco, para controle de qualidade e quantidade dos itens.
Já os brindes educativos são destinados para as escolas municipais Alcides da Conceição Lima, professor Raimundo Nonato e Casimiro de Abreu. Neles constam: bolsa em tecido, gibi Super Orinoco, giz de cera, creme dental, escova de dente, sabonete infantil, lança bolhas epente anti-piolho.
A atividade nas escolas municipais, com doação dos kits, apresentações lúdicas e teatrais, veio de uma parceria e solicitação da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto em Pacaraima, conforme explicou Jimena Herrera, assessora nacional da Cáritas.
“Esta ação se torna importante, pois dessa forma, a Cáritas Brasileira consegue transmitir mensagens sobre água, saneamento e higiene para o público infantil, que se torna o principal multiplicador deste tipo de informação nos núcleos familiares, ajudando na melhoria da qualidade de vida de todos eles”, disse.
Atividade também acontee em escoalas, com apresentações lúdicas e teatrais.
Cáritas/Divulgação
Projeto Orinoco
Orinoco: Águas que Atravessam Fronteiras é um projeto da Cáritas Brasileira que atua junto à população migrante e refugiada venezuelana na região Norte e Nordeste do país. Atualmente, o projeto está na terceira fase e atende os estados: Acre, Pará, Piauí, Rondônia e Roraima.
Desde 2019, ele desenvolve ações de WASH, ligadas na prevenção contra a Covid-19. A partir de 2021, passou a promover ações de acesso à água, saneamento e higiene. A iniciativa também incluiu o setor de Proteção, acompanhando as famílias vulnerabilizadas para que tenham acesso justo e igualitário a serviços essenciais no Brasil.
O atendimento conduzido por profissionais capacitados para acompanhar casos de Proteção visa: garantir o acesso a informações seguras, promovendo a autonomia das comunidades em buscar soluções para suas necessidades; mitigar danos provenientes de violações de direitos, por meio do referenciamento adequado; e incidir para que o Estado se responsabilize em garantir a assistência necessária prevista pelas políticas públicas nacionais.
O projeto recebe apoio do Escritório de População, Refugiados e Migração (PRM) do Departamento de Estado dos Estados Unidos da América.
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.
Cáritas em Roraima distribui 1,7 mil kits de higiene pessoal para migrantes em Pacaraima
Adicionar aos favoritos o Link permanente.