Regiões mais afetadas são na zona Oeste, em áreas mais afastadas do Centro da cidade. Período chuvoso no estado inicia em maio e segue até setembro. Chuva alaga ruas de Boa Vista e crianças brincam em canoa
Moradores usaram uma canoa e um caiaque para transitar em ruas alagadas de Boa Vista durante as fortes chuvas desta quinta-feira (8). As chuvas iniciaram por volta das 11h30 e duraram quase duas horas.
Em imagens gravadas nos cruzamentos das avenidas Carmelo com a N-11, no bairro Silvio Botelho, zona Oeste, o supervisor de vendas Thalison Nascimento, de 26 anos, aparece em um caiaque durante a chuva.
Ao g1, o jovem contou que o vídeo foi feito com a intenção de chamar atenção das autoridades responsáveis. Com as ruas alagadas, os moradores não conseguem transitar para ir ao trabalho ou deixar os filhos na escola, segundo o supervisor de vendas.
“Eu fiz esse vídeo porque meu vizinho tem um caiaque, fizemos para mostrar a situação e viralizar para o povo ver como fica nossa cidade quando chove. O vídeo foi para eles [autoridades] verem e fazerem alguma coisa, porque se fosse na frente da casa deles com certeza isso já teria resolvido”, disse.
As regiões mais afetadas são na zona Oeste, em áreas mais afastadas do Centro da cidade. O g1 procurou a prefeitura de Boa Vista para saber o volume de chuvas e aguarda retorno.
Já em outro ponto do bairro, na Rua Lourival Coimbra, seis pessoas, entre crianças e adolescentes, brincam em uma canoa e levam uma bicicleta dentro do barco. À Rede Amazônica, o autônomo Danque Sales, disse que os moradores das proximidades enfrentam o problema há anos.
“Agora eu quero ir passar para ir para casa e não consigo em uma rua desse jeito. Triste! Vou ter que fazer uma volta longa. Minha casa também já alagou tudo, uns 40, 50cm de água. Nós moradores pagamos nossos impostos, fazemos tudo e olha o que acontece com a gente”, reclamou.
Em outras imagens, motoristas se arriscam e tentam passar pelas ruas alagadas. O período chuvoso no estado inicia em maio e segue até setembro.
Crianças brincam em canoa durante a chuva
Midian Ramos/Arquivo Pessoal
Alerta amarelo
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo de chuvas intensas para todos os municípios de Roraima. O alerta encerra nesta sexta-feira (9), às 10h.
O aviso prevê um volume de chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora ou 50 milímetros por dia, com ventos intensos de 40 a 60 km/h.
O alerta amarelo aponta a previsão de “perigo potencial”. Nessa classificação, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
As orientações do Instituto Nacional de Meteorologia são para que, em caso de rajadas de vento, as pessoas não se abriguem debaixo de árvores pois há risco de queda e descargas elétricas, e não estacionem veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Se possível, o recomendado é que as pessoas evitem usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada e desliguem o quadro geral de energia.
Caso haja algum problema, o Inmet orienta que as pessoas entrem em contato com a Defesa Civil, por meio do número 199, e com o Corpo de Bombeiros, por meio do número 193.
Rua alagada no bairro Silvio Botelho
Nylo Monteiro/Rede Amazônica
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.
VÍDEOS: Moradores usam canoa e caiaque em ruas alagadas por fortes chuvas em Boa Vista
Adicionar aos favoritos o Link permanente.