Centro Especializado em Autismo começa a atender crianças da rede municipal em Boa Vista


Atendimentos são para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), entre 2 e 12 anos, regularmente matriculados na rede municipal de ensino. A prefeitura atende 784 alunos autistas nas escolas municipais. Prefeitura inaugura Centro Especializado em Autismo, com atendimentos para alunos da rede municipal
Divulgação/PMBV
O Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista que oferece atendimento gratuito a alunos com autismo, regularmente matriculados na rede municipal de ensino, foi inaugurado nessa terça-feira (23) . A expectativa é atender cerca de 200 crianças e depois expandir para um número maior.
De acordo com dados da prefeitura, 784 alunos autistas estão matriculados na rede municipal de ensino e o objetivo é dar suporte a essa população. São oferecidos atendimentos especializados para crianças de 2 a 12 anos em áreas fundamentais para o desenvolvimento das crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), como:
Psicologia;
Fonoaudiologia;
Fisioterapia;
Terapia Ocupacional;
Pedagogia;
Arte;
Educação física;
Serviço social.
O Centro está localizado na avenida Glaycon de Paiva, no bairro São Vicente
Divulgação/PMBV
O Centro conta ainda com salas de atendimento educacional especializado, acolhimento, serviço social, avaliação multidisciplinar, sala de artes/música, brinquedoteca, área de circulação, refeitório, banheiros para PCD, dentre outros espaços.
A presidente da União de Pais e Pessoas Autistas (UPP), Muriane Gianluppi, destacou a relevância da iniciativa.
“O que mais me chamou atenção foi a janela de vidro nas salas que permite aos pais olharem a criança durante a terapia, sendo literalmente um atendimento transparente. Sabemos que uma criança com autismo, sem terapia, é uma criança que não evolui e poderá ser um adulto não funcional.
“De fato uma sementinha que foi plantada e esperamos que sirva de inspiração para outras iniciativas similares”, disse com otimismo.
“Como mãe, estou muito feliz e espero que o Centro contribua para que ela se desenvolva cada vez mais”, comentou a mãe da pequena Maria Fernanda, Thays Ribeiro
Divulgação/PMBV
Thays Ribeiro é mãe da pequena Maria Fernanda, de 8 anos, e reconhece a necessidade de mais apoio e atenção a causa. Ela contou que Maria teve um diagnóstico tardio e que tem se desenvolvido graças aos atendimentos na Sala de Recursos Multifuncionais da Escola Municipal Cunhatã Curumim.
“Sou muito de pesquisar e quando descobri sobre o autismo da Maria, busquei lugares e alternativas para contribuírem com o desenvolvimento dela. No particular é tudo muito caro. Depois que ela começou a ser atendida na escola, evoluiu muito. Era uma criança repetitiva, se isolava e pouco conversava”, disse.
Ela destaca que o sentimento a partir de agora é de otimismo com os atendimentos especializados que a filha irá receber.
“Hoje, ela já consegue se comunicar e sentar para fazer uma atividade. Como mãe, estou muito feliz e espero que o Centro contribua para que ela se desenvolva cada vez mais”.
Para o prefeito Arthur Henrique (MDB), a ideia é fortalecer o trabalho desenvolvido na Educação Especial do município, visando contribuir para melhor qualidade de vida das crianças com TEA, por meio de atendimentos que permitirão o desenvolvimento de suas potencialidades, garantindo mais autonomia.
“Através de uma equipe formada por profissionais de diversas áreas reforçaremos a assistência aos nossos alunos com autismo e seus familiares. O encaminhamento dessas crianças ao Centro ficará por conta das próprias escolas, conforme necessidade”, explica o prefeito.
A rede municipal de ensino de Boa Vista conta com 128 professores especialistas na área de educação especial, que desenvolvem projetos em parceria com a comunidade escolar na qual o aluno está inserido.
O Centro conta com atendimento especial para crianças no espectro autista
Divulgação/PMBV
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.