Deputados definem candidatos aptos ao cargo de conselheiro do Tribunal de Contas de Roraima após sabatina fechada ao público


Todos os candidatos estão aptos e seguem para a etapa da votação, que ocorre na segunda-feira (22) e será aberta ao público. Salário para o cargo é de R$ 35.462,22 por mês. Votação ocorre em sessão extraordinária no Plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas
Divulgação/Ale-RR
Os deputados estaduais da Comissão Especial Externa da Assembleia Legislativa de Roraima (Ale-RR) definiram após a sabatina dessa quinta-feira (18) que todos os candidatos estão aptos à votação ao cargo. A sabatina aconteceu na Sala de Reuniões da Presidência da Casa e foi fechada ao público.
Agora, os candidatos seguem para a etapa da votação, que ocorre na segunda-feira (22), em sessão extraordinária às 10h, no Plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas. Haverá transmissão ao vivo nas redes sociais do Legislativo.
Seguem aptos os deputados Jorge Everton (União) e Coronel Chagas (PRTB), o reitor da Universidade Estadual de Roraima, Regys Freitas, a advogada Maria da Glória de Souza Lima e a primeira-dama do Estado, Simone Denarium.
“A votação será secreta, conforme o Regimento Interno. Aquele que obtiver a maioria absoluta dos votos, será o escolhido ao cargo de conselheiro”, explicou o superintendente legislativo, Jardel Souza. Ou seja, o candidato eleito precisa obter 13 votos ou mais, entre os 24 deputados.
PERFIL: quem são os candidatos à vaga do Tribunal de Contas de RR
Após a votação, o resultado será encaminhado ao Poder Executivo para nomeação, em Diário Eletrônico. Posteriormente, a nomeação é enviada ao Tribunal de Contas do Estado para providências de posse do novo conselheiro.
Na sabatina, cada candidato teve 60 minutos para responder aos questionamentos dos membros da comissão, principalmente sobre conhecimentos jurídicos e contábeis, temas pertinentes ao cargo.
A Comissão Especial Externa é composta pelos deputados Soldado Sampaio (Republicanos), presidente, Renato Silva (Pros), Isamar Júnior (PSC), Marcos Jorge (Republicanos) e Odilon (Podemos), membros.
O cargo de conselheiro do TCE é vitalício e tem salário de R$ 35.462,22. O cargo vago é do conselheiro Henrique Manoel Fernandes Machado, que foi aposentado.
Para ser aprovado para o cargo, o candidato deve obedecer a alguns requisitos, como ter nacionalidade brasileira, ter mais de 35 e menos de 65 anos de idade, idoneidade moral e reputação ilibada. Além de possuir notórios conhecimentos jurídicos, contábeis, econômicos e financeiros ou de administração pública e ter mais de 10 anos de exercício de função ou efetiva atividade profissional que exija os conhecimentos mencionados.
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.