Operação contra garimpo ilegal em terras indígenas de RR apreende 9 aeronaves e 30 mil litros de combustível em três meses


Também foram apreendidos 505 m³ de madeira, 4.9 kg de mercúrio, 50 armas, 1.246 munições, 3.1 kg de maconha, 1.5 kg de cocaína e R$ 42 mil em espécie. O número de apreensões corresponde ao período de 9 de fevereiro a 11 de maio. Operação da PRF é em conjunto com o Ibama
PRF/Divulgação
A operação Omawe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 30 mil litros de combustível, 20 toneladas de cassiterita e mais de 1kg de ouro em três meses de combate ao garimpo ilegal em terras indígenas de Roraima. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (18).
A ação acontece em conjunto com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O número de apreensões corresponde ao período de 9 de fevereiro a 11 de maio.
Além disso, foram apreendidos 505 m³ de madeira, 4.9 kg de mercúrio, 50 armas, 1.246 munições, 3.1 kg de maconha, 1.5 kg de cocaína e R$ 42 mil em espécie. A PRF também divulgou que 121 pessoas foram presas, 15 mandados de prisão foram efetuados e 6 foragidos foram recapturados.
As ações ocorrem em áreas de garimpo nas Terras Indígenas, cidades e vilas que são portas de entrada para o garimpo, e na capital. Em Roraima, as terras Yanomami e Raposa Serra do Sol são os principais alvos da atividade ilegal.
LEIA MAIS:
Conselho afirma que garimpeiros formaram ‘favelas’ com comércios ilegais em Terra Indígena de RR
Operação contra garimpeiros destrói mais de 300 acampamentos e 24 aeronaves em três meses na Terra Indígena Yanomami
Roraima tem 14 povos indígenas ameaçados por fuga de garimpeiros da Terra Yanomami
A Operação conta com agentes de outros estados, que atuam de forma preventiva, com apreensões relacionadas a logística essencial para o funcionamento dos garimpos, como combustível e mercúrio.
As ações repressivas são as prisões de garimpeiros e apreensão de minério extraído ilegalmente, como o ouro e a cassiterita.
A operação conta ainda com outras frentes, com efetivo especializado para operar em qualquer ambiente, atuando em conjunto Ibama na região de garimpo, além de efetivo de prontidão visando desarticular possíveis bloqueios em rodovias federais.
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.