Comércio deve registrar uma retração de -0,3% em relação ao ano de 2022, de acordo com a Fecomércio. O ramo de vestuário e calçados deve liderar as vendas deste ano. O ramo de vestuário, calçados e acessórios devem liderar as vendas.
Fecomércio/Divulgação
O comércio varejista de Roraima deve movimentar cerca de R$ 29,1 milhões com os presentes no Dia das Mães em 2023, segundo a estimativa divulgada nessa quinta-feira (11) pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio) no estado.
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Com base nos dados da Confederação Nacional do Comércio (CNC), as vendas deste ano serão o segundo maior valor em toda a série histórica, abaixo apenas do valor apresentado no mesmo período do ano passado — R$ 38,6 milhões, segundo a Fecomércio-RR.
Em relação à 2022, prevê uma retração de -0,3%, menor que a queda esperada para a média nacional, projetada em -4,1%. No entanto, na contramão do crescimento apresentado nos últimos dois anos.
“O crédito mais caro, combinado com o número acentuado de famílias endividas em Roraima, que atingiu seu maior percentual em março deste ano, totalizando 89,3% das famílias roraimenses, são os principais fatores da retração estimada das vendas neste ano, contudo, continua sendo a principal a data para o comércio verejista no primeiro semetre do ano”, explica Fábio Martinez, assessor econômico da Fecomércio.
Com expectativas de redução real das vendas, a contratação de trabalhadores temporários para atender à demanda sazonal no Brasil deverá ser de 21,9 mil vagas, 7,5% menor do que no ano passado (23,7 mil vagas). Apesar disso, o salário médio de admissão deve ficar 7,2% acima do registrado em 2022, em torno de R$ 1.667,50.
O ramo de vestuário, calçados e acessórios costuma liderar as vendas. O segundo lugar é dos seguimentos de farmácias, perfumarias e lojas de cosméticos, seguido das utilidades domésticas, eletroeletrônicos e os hiper e supermercados, que ocupam a última posição.
Para o presidente da Fecomércio, Ademir dos Santos, apesar das expectativas de vendas estarem um pouco abaixo do ano passado, o movimento é esperado pelos empresários do comércio.
“O Dia das mães é a segunda data mais importante para o varejo, sendo considerado o Natal do primeiro semestre. É um período que as lojas ficam mais movimentadas com a venda dos presentes e os restaurantes recebem mais clientes no dia comemorativo. Tradicionalmente é uma data que movimenta o comércio em todo o país”, ressaltou Ademir.
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