O g1 lista as declarações mais emblemáticas de 2023. Frases marcantes em 2023
Arquivo
O ano de 2023 foi marcado por declarações inspiradoras, polêmicas e motivadoras. Para relembrar o que foi evidência ao longo dos 12 meses em Roraima, o g1 reúne nesta sexta-feira (29) as frases mais marcantes do ano.
Confira abaixo, mês a mês:
Janeiro
Presidente Lula esteve em Roraima e falou das ações para enfrentar crise sanitária na sáude Yanomami: ‘desumano o que vi’
Caíque Rodrigues/g1 RR
“Se alguém me contasse que em Roraima tinham pessoas sendo tratadas dessa forma desumana, como vi o povo Yanomami aqui, eu não acreditaria. O que vi me abalou. Vim aqui para dizer que vamos tratar nossos indígenas como seres humanos.”
Declaração do presidente Lula (PT) ao visitar a Casa de Saúde Indígena Yanomami e Yek’wana (Casai-YY), em Roraima, após o Ministério da Saúde declarar emergência de saúde pública para enfrentar à desassistência sanitária no território Yanomami. Desde então, a Terra Indígena Yanomami recebe ações de saúde e operações de desintrusão do garimpo ilegal.
“[Os Yanomami precisam] se aculturar, não podem mais ficar no meio da mata, parecendo bicho”.
Frase dita pelo governador de Roraima Antonio Denarium (PP) e que gerou um pedido do Ministério Público Federal (MPF) para que a Procuradoria-Geral da República o investigasse pelo crime de racismo. O MPF entendeu que as falas do governador foram “potencialmente discriminatórias contra o povo indígena Yanomami, menosprezando sua cultura e seu modo de vida tradicional.”
Fevereiro
Dezenas de garimpeiros se aglomeram na pista do Jeremias, uma das vias mais usadas pelos invasores na Terra Yanomami
Reprodução/Redes sociais
“Aqui onde estou tem mais de cinco mil pessoas na região só para ir embora, nós queremos ir. Mas, não tem é voo, o povo [pilotos] está com medo de vir”.
Mensagem de texto enviada em um grupo de garimpeiros que tentavam sair da Terra Indígena Yanomami. Eles relataram ter dificuldade de encontrar voos para deixar o território depois do início do controle do espaço aéreo, feito pela Força Aérea Brasileira (FAB).
“Nesse sentido, a fundação recebeu com preocupação a notícia de ida intempestiva de senadores à terra indígena, sem comunicação prévia, sem notícias sobre a programação, em desacordo com a Portaria Conjunta nº 01/2023, e principalmente, sem a anuência dos Yanomami”.
Pronunciamento da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) sobre a visita do senador Chico Rodrigues ao território Yanomami sem autorização dos indígenas. O parlamentar presidia a Comissão do Senado criada para acompanhar a crise Yanomami e foi à Terra Indígena sem os demais integrantes.
Março
Xuxinha ainda guarda recordações da festa de aniversário da capivara Jorge
Caíque Rodrigues/g1 RR e Arquivo Pessoal
“Nunca me esqueci do Jorge. Nunca me esqueci do jeitinho dele, é uma saudade. Fico me perguntando: ‘onde será que está o Jorge?’. Não sei se capivara vive 10 anos, mas eu espero que tenha tido uma vida boa”.
Frase de Maria das Graças da Silva, de 63 anos, conhecida como dona Xuxinha. Há quase 10 anos ela entregou à Polícia Ambiental a capivara Jorge, animal criado como filho com direito à festinha de aniversário. A história do roedor é uma das que mais repercutiu em uma década de g1 Roraima e bombou na internet.
“Ela falou que enquanto estava lá, passava a noite inteira sendo explorada. Geralmente eram de 15, 16 programas por noite”.
Relato de uma adolescente de 15 anos dada ao conselheiro tutelar Franco Rocha. Ela foi resgatada em um garimpo ilegal na Terra Yanomami, onde era obrigada a se prostituir. O resgate foi feito pela Polícia Federal durante um patrulhamento noturno no Rio Mucajaí.
Abril
Vira-lata caramelo acompanha dono até Hospital Geral de Roraima
Arquivo Pessoal/Alex Nunes
“Ele foi um amigo fiel. O cachorro estava chorando. Eu já tinha visto vídeos assim na internet, mas nunca tinha acontecido com a gente, não estamos acostumados.”
Foi o que disse Alex Nunes condutor socorrista do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) depois que um cachorro caramelo seguiu por cerca de 3 km a ambulância que levava o tutor dele ao Hospital Geral de Roraima (HGR) após ter sido atropelado. O cachorro chegou a procurar o dono enquanto ele recebia atendimento na unidade.
“A equipe de saúde trabalhou muito a noite inteira. Ele teve cinco paradas cardíacas, foi reanimado, mas na madrugada não aguentou e morreu. Os outros dois foram levados para Boa Vista.”
Frase dita pelo presidente Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami e Ye’kwana (Condisi-YY), Júnior Hekurari Yanomami após a morte de um indígena, de 36 anos, em um ataque a tiros de garimpeiros na comunidade Uxiu. Outros dois indígenas ficaram feridos. A Polícia Federal chegou a ser enviada para a região para investigar o caso.
Maio
Museu Integrado de Roraima localizado no Parque Anauá após a demolição
Caíque Rodrigues/g1 RR
“A demolição do MIRR [Museu Integrado de Roraima] sinaliza um apagamento da história roraimense, o deletar de um marco histórico que repetidamente acontece em todo território brasileiro.”
Avaliação do membro do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAUB), Nikson Dias de Oliveira, sobre a demolição do Museu Integrado de Roraima (MIRR), local onde eram conservadas as relíquias da história roraimense. O prédio foi demolido pelo governo do estado.
“O estado brasileiro não vai recuar face à criminalidade. As ações vão ser intensificadas. Vamos reforçar as equipes do Ibama, da PRF, da Polícia Federal, com as Forças Armadas, que é fundamental o suporte logístico, e toda parte operacional para que a gente possa dar uma respostas a altura.”
Afirmação da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, após um indígena ser morto com um tiro na cabeça em ataque de garimpeiros no território. A fala de Marina ocorreu após ela e a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, sobrevoarem a região onde houve o ataque a tiros e áreas na Terra Yanomami.
Junho
Fila para receber salsicha em Boa Vista
Allan Oliveira/Divulgação
“A gente vem para cá porque precisa. A situação tá feia. Tem muito desemprego e algumas famílias não tem nada para almoçar com as suas famílias e isso aqui já é uma ajuda.”
Frase dita pela brasileira Ana Nandes, uma das pessoas que aguardou em uma fila gigante para receber doações de pacotes de salsicha que seriam exportadas para a Venezuela. A distribuição de cerca de 28 toneladas do alimento ocorreu após o país vizinho barrar as exportações brasileiras.
Julho
Confusão entre deputado e ex-deputado em pizzaria de Roraima
“Eu tô aqui dizendo pra ti Jorge Everton que todos os lugares que eu te ver daqui para frente, todos os lugares que eu te ver daqui para frente, eu não vou deixar barato. Sabe por que Jorge? Porque tu é mau-caráter, tu é um pilantra, tu não vale anda, tu veio para cima de mim para me afrontar, tu veio me encarando na pizzaria.”
Fala do ex-deputado Jalser Renier durante uma live no Instagram após trocar agressões com cadeiradas com o deputado estadual Jorge Everton (União) em uma pizzaria na avenida Ville Roy, bairro Caçari, zona Leste de Boa Vista. Em nota intitulada “Nunca vi miliciano gostar de polícia” , divulgada horas depois, o deputado Jorge Everton disse que “Jalser Renier, que já carrega uma vasta lista de crimes na justiça” e que “hoje conquistou mais uma denúncia”.
“Tenho como legado poder lutar e alcançar os nossos espaços na sociedade.”
Declaração de Kellyane Melquior Messias, de 18 anos, eleita Miss Indígena Roraima 2023. A jovem do povo Macuxi foi a grande vencedora do concurso deste ano e afirmou que pretende conduzir o reinado dando representatividade a cultura e realidade dos povos indígenas.
Agosto
Antonio Denarium (PP)
Yara Ramalho/g1 RR
“Estou com a consciência tranquila de que fiz o correto pelo bem do nosso povo. As ações realizadas pelo nosso governo sempre tiveram objetivo de ajudar quem mais precisa. Sigo no exercício do cargo e confio que as instâncias superiores eleitorais irão estabelecer a verdade.”.
Pronunciamento do governador de Roraima Antonio Denarium (PP) após ter o mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RR) por distribuir cestas básicas no período eleitoral em 2022. Antonio Denarium teve o mandato cassado por quatro votos e o processo ainda deve ser decidido no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
“Eu quero expressar meu agradecimento a todas as pessoas que apoiaram e estão apoiando a nós, seja com palavras de carinho, com presentes como tênis e camisas. É algo que ameniza um pouco tudo o que passamos e sofremos, é claro que isso não vai apagar o que aconteceu. ”
Frase dita pela a mãe do aluno de 14 anos que foi impedido de assistir aula em uma escola estadual de Boa Vista por estar de chinelos. Ele recebeu apoio e presentes após a repercussão da história. Ela disse que o menino foi à escola de chinelo porque o tênis dele rasgou e ela aguardava o pai dele pagar a pensão para comprar um novo par de calçados.
Setembro
Johnny Hooker se posiciona contra cancelamento de sua apresentação no festival Mormaço Cultural
Reprodução/Instagram/Johnny Hooker
“O mais curioso é que o prefeito Arthur Henrique fala em vídeo que o festival Mormaço é um festival que vai sempre se pautar pelo respeito. Ora, prefeito Arthur Henrique, o meu show é um show de respeito, o meu show é um show de respeito de celebração de diversidade, um show que incita a palavra do amor e do respeito a todos.”
Declaração do cantor Jonny Hooker ao ter o show cancelado no festival Mormaço Cultural, da prefeitura de Boa Vista. O show foi barrado após um vídeo antigo do artista ser alvo de críticas de políticos de direita e evangélicos locais. Ao cancelar o show, o prefeito de Boa Vista Arthur Henrique (MDB) pediu desculpas e disse que não abria mão do respeito princípios e valores.
“Ele sempre estava disposto a ajudar, a dar carinho para as pessoas e foi assim que ele conquistou muita gente. Ele era uma pessoa de coração puro, de um coração enorme.”
Frase dita por Israel Christian, irmão de George Lucas Barbosa Moura, de 21 anos, vítima de uma batida de trânsito em Boa Vista. Ele traumatismo cranioencefálico e teve morte cerebral no hospital. Israel também pediu justiça pela morte do irmão. Segundo ele, o motorista que causou o acidente de trânsito, um servidor público, conhecia as vítimas.
Outubro
Ex-senador da República, Telmário Mota
Reprodução/Senado
“A morte da vítima, mãe de […], testemunha chave neste processo, certamente beneficiaria Telmário”.
Trecho da decisão que determinou a prisão temporária do ex-senador Telmário Mota, suspeito de mandar matar Antônia Araújo de Sousa, de 52 anos, mãe de uma filha dele. Em 2022, a filha o acusou de estupro. Ele foi preso na Operação Caçada Real da Polícia Civil, que investigou o caso.
“Num ato de livre manifestação de vontade, e para que produza os seus efeitos jurídicos e legais, comunico minha decisão irrevogável e irretratável, de RENUNCIAR, a partir desta data, ao cargo de Prefeito Municipal para o qual fui reeleito nas eleições de 2020, para o quadriênio 2021/2024.”
Declaração do ex-prefeito de Rorainópolis Leandro Pereira (Solidariedade) ao renunciar o cargo. A renúncia do prefeito ocorreu em meio a uma série de relatos de atraso no pagamento do salário de servidores municipais.
Novembro
Sumaúma
Caíque Rodrigues/g1 RR
“Se cortarem a gente vai sentir muita falta delas, elas protegem a gente do calor, agora se tirar ela daqui o cara não vai aguentar com o calor não.”
Declaração do vigilante aposentado Francisco dos Santos, de 78 anos, vizinho de três árvores Sumaúma que correm o risco de serem cortadas em Boa Vista. As árvores foram plantadas pelo aposentado e pela esposa e estão em um terreno de um Centro Espírita, de onde o proprietário quer retirá-las.
“Estou com no intuito de passar em medicina, mesmo não sendo o que quero. Se eu passar em medicina esse ano, eu não vou querer estudar medicina. Eu só quero ter como título de ter passado em medicina.”
Frase dita pela jovem Sofia Abigail Arcanjo, de 18 anos ao prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. Ela foi uma das mais de 9 mil pessoas que se inscreveram na prova em Roraima.
Dezembro
Gêmeas Elis e Eloá, com rara sindrome de progéria, que provoca envelhecimento precoce, comemoram o Natal em 2023
Reprodução/Instagram/Elis_e_Eloa
“Foi um ano de saldos positivos. Natal passado a gente tava recebendo ainda, concebendo as coisas, tinha muitas dúvidas… a gente veio de um ano de descobertas e incertezas… imagina você está entrando em um caminho tão incerto e agora você sabe com o que está lidando”
Frase dita por Elismar Lima Carneiro, de 40 anos, mãe das gêmeas Elis e Eloá Lima Carneiro, de 2 anos e 7 meses, diagnosticadas com a rara síndrome progéria. Em janeiro deste ano, o g1 contou a história das meninas que são o primeiro caso da síndrome atendidos pela rede estadual de saúde de Roraima. Após a repercussão da matéria, as meninas ganharam seguidores, mimos, presentes, carinho e milhões de fãs.
Retrospectiva 2023: relembre as frases mais marcantes do ano em Roraima
Adicionar aos favoritos o Link permanente.