Número de faltosos corresponde a 36,37% do total de inscritos no estado, 9.641 candidatos. Prazo para pedir a reaplicação das provas começa nesta segunda-feira (13). Segundo dia de provas do Enem 2023 aconteceu neste domingo (12) em Roraima.
Caíque Rodrigues/g1 RR
Mais de 3,5 mil candidatos faltaram ao segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, realizado neste domingo (12), em Roraima. Com isso, o estado é o quarto com o maior número de faltosos no Brasil, segundo um levantamento divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
No total, 9.641 pessoas se inscreveram para o exame em Roraima. Por isso, a taxa de abstenção do segundo dia de provas é de 36,37%.
No ranaking nacional, Roraima ficou abaixo apenas do estado do Amazonas (47,60%), Acre (37,95%) e do Amapá (36,86%).
SAIBA MAIS:
Enem 2023: 68% dos inscritos fizeram segunda etapa da prova neste domingo, segundo Inep
Eles venceram os portões do Enem: VÍDEO reúne flagras de quem escapou nos últimos segundos de ficar de fora
Enem 2023: 2º dia tem questão anulada, citação ao agro e perrengue por causa do calorão; veja como foi
A taxa de abstenção no estado cresceu em relação ao primeiro dia de provas, realizado no dia 5 de novembro, quando 3.037 candidatos não compareceram, o que correspondente a um percentual e 31,5%.
A aplicação do segundo dia do exame começou às 12h30 e foi encerrada às 17h30 deste domingo. Os estudantes resolveram questões de ciências da natureza e matemática.
No primeiro dia, os candidatos fizeram provas de linguagens e ciências humanas, além da redação com o tema “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil.”
De acordo com o Inep:
2.217 pessoas em todo o Brasil foram eliminadas pois cometeram ao menos uma das seguintes infrações: portar equipamentos eletrônicos, se ausentar antes do horário permitido (15h30), utilizar impressos, não atender orientações dos fiscais;
859 inscritos não conseguiram concluir a prova por problemas logísticos, como questões climáticas, emergências médicas, interrupções de energia ou de água.
O gabarito oficial com o resultado das questões seria divulgado até 24 de novembro. No entanto, segundo o ministro da Educação Camilo Santana, a divulgação foi antecipada para a próxima terça-feira (14).
Candidatos após o termino da prova no segundo domingo de Enem 2023 em Boa Vista, RR.
Caíque Rodrigues/g1 RR
Reaplicação da prova
O prazo para quem perdeu o Enem pedir a reaplicação e fazer as provas em dezembro abre nesta segunda-feira (13) e vai até sexta-feira (17).
👉 Mas quem pode pedir a reaplicação? Apenas os candidatos que precisaram faltar porque estavam com alguma doença infecciosa prevista no edital (veja a lista) ou tiveram algum problema de logística ou foram alocados para fazer o exame em locais distantes por um erro da organização – cerca de 50 mil estão nesta última situação.
📅 Quais são as datas de reaplicação do Enem? As provas serão realizadas nos dias 12 e 13 de dezembro, mesmas datas da aplicação do Enem PPL, para pessoas privadas de liberdade.
❗ Como pedir a reaplicação do Enem? Para solicitar a reaplicação, os candidatos devem acessar a Página do Participante (enem.inep.gov.br/participante). As solicitações serão julgadas individualmente pelo Inep.
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.
📲 Participe do canal do g1 Roraima no WhatsApp
Enem 2023: mais de 3,5 mil candidatos faltaram ao segundo dia de provas em Roraima
Adicionar aos favoritos o Link permanente.