Ibama e PF destroem mais três aeronaves usados por garimpeiros na Terra Yanomami


Três aviões de pequeno porte estavam escondidos em uma área de mata no Cantá, onde funcionam oficina clandestina. Agentes do Ibama e PF queimam aviões usados por garimpeiros
PF/Divulgação
Mais três aviões usados por criminosos para chegar à Terra Indígena Yanomami foram destruídos por agentes do Ibama e Polícia Federal nessa quinta-feira (4), em Roraima. A fiscalização ocorreu em uma área de mata e fazendas no município do Cantá, ao Norte.
No local havia uma oficina clandestina, onde ocorria a manutenção das aeronaves. O três aviões de pequeno porte estavam escondidos na mata e estavam adaptadas para o transporte de pessoas e de carga.
Foram encontradas peças para reposição, 400 litros de combustível de aviação armazenados de maneira inadequada e resquícios de cassiterita, um dos minérios retirados ilegalmente do território Yanomami.
Avião usado por garimpeiros estava escondido na mata
Arquivo pessoal
Redução de alertas de garimpo
Levantamentos da PF do mês de abril deste ano mostram uma redução de 96,6% nos alertas originados de imagens de satélite que acompanham as atividades de garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami, em comparação com o mesmo período do ano passado. Em abril de 2022 foram registrados 444 alertas e, neste ano, apenas 18 para o mesmo período.
*Em atualização

Adicionar aos favoritos o Link permanente.