Roraimense Jéssica Larissa dos Santos, de 26 anos, conquistou vaga que almejava havia oito anos. Durante sete meses ela vai atuar como assistente de professora em língua portuguesa, em Paris, pelo programa “Assistant de langue portugaise – 2023/2024”. Jéssica Larissa dos Santos de Souza. 26 anos, foi selecionada para participar de programa na França
Arquivo Pessoal/Jéssica Larissa dos Santos de Souza
“Uma alegria sem tamanho porque antes mesmo de fazer letras francês, eu almejava esse projeto”. É assim que a professora de francês Jéssica Larissa dos Santos, de 26 anos, descreve a sensação de ter ficado em primeiro lugar na seleção de um programa para atuar como assistente de português para alunos do ensino público em Paris, na França.
Roraimense, formada desde 2021 na graduação de letras – francês pela Universidade Federal de Roraima (UFRR), Jéssica sempre teve como objetivo profissional alcançar a vaga. Atualmente ela trabalha como autônoma e dá aulas particulares de francês em Boa Vista.
O programa é o “Assistant de langue portugaise – 2023/2024”, promovido pela embaixada francesa no Brasil junto com o governo da França. A iniciativa prevê vagas somente para professores brasileiros para que eles deem aulas na França e também tenham oportunidade de aprender sobre cultura francesa.
Ao todo, foram 20 professores selecionados no programa. Jéssica ficou em primeiro lugar. Ela deve embarcar para Paris em setembro, onde ficará por sete meses. Como o programa não custeia a ida, ela decidiu fazer uma campanha para bancar os cerca de R$ 5 mil que vai precisar para a passagem (saiba mais abaixo).
“Foi uma surpresa muito grande passar em primeiro lugar. Eu não imaginava. O Brasil é muito grande, temos pessoas muito inteligentes, muito preparadas em todo o lugar . Ter sido aprovada foi uma linda surpresa”, disse a professora.
Antes mesmo de cursar a graduação, ela já conhecia o programa. Inclusive, foi por este motivo que fez o vestibular para o curso de letras com habilitação em língua francesa.
“Já fazem mais de oito anos que almejo [a vaga]. Quando vi esse programa, disse que queria ir para a França com ele. Entrei no curso de letras, passei todos esses anos, mas nunca tinha dado certo por motivo de documentação, questões pessoais”.
Jéssica Larissa dos Santos de Souza passará 7 meses na França
Arquivo Pessoal/Jéssica Larissa dos Santos de Souza
Processo até conseguir a vaga
Antes de ser selecionada, Jéssica enfrentou um concorrido processo seletivo, com cerca de 100 candidatos de todo o Brasil. Precisou encarar uma entrevista online em francês, escrever uma carta de motivação e fazer um dossiê sobre a carreira com o idioma.
Durante a seleção, conseguiu carta de recomendação dos professores, juntou toda a documentação necessária e cumpriu os requisitos solicitados pelo programa. Tudo isso resultou na chance de realizar o sonho de trabalhar em Paris, com a língua francesa.
“A seleção ocorreu através da plataforma É necessário ser formado em letras português ou francês. Teve a entrevista com o pessoal da embaixada do Brasil, toda em francês, falando sobre a questão didática, sobre o que eu planejava, o motivo pelo qual eu queria estar na França e assim eu fiz. Eu já tenho um nível bom de francês, sou professora, então foi incrível”, disse.
“O trabalho será de ajudar os professores de português lá na questão de cultura. O programa visa essa questão de troca cultural. O intuito é levar uma pessoa própria daquele povo para mostrar as características específicas que normalmente a gente não encontra em livros para os alunos do ensino público da França”, explica a professora.
Agora, Jéssica faz uma campanha para arrecadar dinheiro que garanta a ida dela até a cidade luz. O programa não cobre os custos da viagem, por isso, ela criou uma vaquinha online e tem divulgado o PIX [email protected] para quem quiser ajudá-la.
Professora de francês em Roraima é selecionada em primeiro lugar em projeto para trabalhar em Paris
Adicionar aos favoritos o Link permanente.