O Ministério da Educação (MEC) divulgou dois guias para orientar escolas e redes de ensino sobre o uso consciente de celulares no ambiente escolar. O objetivo do material publicado nessa sexta-feira (31), é auxiliar gestores e professores a definir estratégias que integrem a tecnologia ao aprendizado sem comprometer a interação e o desempenho dos alunos.
As publicações chegam no contexto da Lei nº 15.100/2025, sancionada em janeiro, que regulamenta o uso de dispositivos eletrônicos pessoais nas escolas de educação básica. A legislação proíbe o uso durante as aulas, recreios e intervalos, exceto para fins pedagógicos.
O ministro da Educação, Camilo Santana, defendeu a necessidade de um equilíbrio no uso da tecnologia. “Não queremos proibir o uso, mas sim proteger nossas crianças, contribuindo para que a escola seja um ambiente de aprendizagem e interação”, afirmou em um webinário transmitido pelo canal do MEC no YouTube.
Impactos e estratégias para o uso pedagógico
Os documentos alertam sobre os prejuízos do uso excessivo de celulares, como impacto negativo na aprendizagem, desenvolvimento de transtornos mentais e dependência tecnológica. O guia destinado às escolas traz estudos que mostram que a simples presença do aparelho pode afetar o desempenho acadêmico e reduzir as interações sociais entre estudantes. (Clique aqui para baixar o primeiro guia)
Já o material voltado às redes de ensino apresenta experiências de escolas públicas e particulares que restringiram o uso de celulares, incluindo durante recreios e intervalos. O documento destaca que, com planejamento pedagógico, o celular pode se tornar uma ferramenta para ampliar o acesso à educação e enriquecer as práticas de ensino, principalmente em regiões com desigualdade digital. (Clique aqui para baixar o segundo guia)
Os guias estão disponíveis na plataforma MEC RED de recursos educacionais digitais.
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