Durante o evento E-commerce brasileiro, promovido pelo Portal JOTA e a Amazon, em Brasília, no dia 29 de janeiro, o secretário de Qualificação, Emprego e Renda, do Ministério do Trabalho e Emprego, Magno Lavigne, afirmou que o governo tem investido em qualificação profissional. E ainda, na modernização do Sistema Nacional de Emprego (Sine) para diminuir as desigualdades no mundo do trabalho.
Lavigne participou do painel “Potências negras na criação de novos negócios no comércio eletrônico” e apresentou as políticas do Ministério para promover o empreendedorismo negro no país. O secretário apresentou o programa Manuel Querino de Qualificação (PMQ) Profissional, do MTE, lançado em 2023.
O programa é em homenagem Manuel Querino, um homem negro que viveu Salvador, sendo pioneiro na escrita sobre a cultura do povo negro. O público-alvo são pessoas em situação de vulnerabilidade, e pessoas historicamente excluídas, como mulheres, pardos e negros.
Conforme Lavigne, o programa prepara o trabalhador para diversos formatos de trabalho. Seja o empreendedorismo ou emprego formal, porque o MTE entende que as pessoas buscam uma renda estável. “A gente quer permitir que o trabalhador tenha a possibilidade de escolher o que é melhor para ele no momento”, salientou.
O secretário destacou a modernização das agências do Sine, com os novos espaços chamados de Casa do Trabalhador, ampliação dos serviços. Além disso, oferecem linhas de microcrédito orientado para quem deseja abrir um pequeno negócio. Apresentou ainda a Escola do Trabalhador 4.0, uma parceria entre o MTE e a Microsoft que disponibilizou 5,5 milhões de vagas em cursos online e gratuitos na área de tecnologia.
Fonte: Da Redação
O post Governo investe em modernização do Sine para reduzir desigualdades no trabalho apareceu primeiro em Roraima em Tempo.