A prefeita de São João da Baliza, Luiza Maura, declarou situação de emergência por 90 dias na segunda menor cidade de Roraima, onde vivem 9.727 habitantes. No decreto, ela cita que a seca prolongada vem atingindo uma importante parcela das localidades do Município do Sul do Estado, principalmente na zona rural, causando perdas em áreas como agricultura, pecuária e piscicultura.
- LEIA MAIS: São Luiz do Anauá, campeã em ‘emendas pix’, decreta emergência por falta de dinheiro
“Essa seca prolongada trouxe desafios enormes para a nossa cidade. Precisamos agir com rapidez e eficiência para garantir o apoio necessário às famílias e produtores que mais precisam”, destacou a prefeita, em texto enviado à imprensa.
A gestora municipal criou um Comitê de Crise com representantes da Defesa Civil Municipal e das secretarias de Agricultura e Meio Ambiente, e de Obras e Urbanismo, para coordenar ações emergenciais com o intuito de mitigar os danos causados pela estiagem.
Durante os 90 dias de emergência, autoridades administrativas e agentes da Defesa Civil podem entrar nas casas para fins de socorro e até usar de propriedade particular, em caso de perigo público. Além disso, estão dispensadas de licitação obras, serviços e equipamentos inerentes à calamidade.
Chuvas
Por outro lado, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu, neste sábado (25), um alerta de chuvas intensas para todo o Estado de Roraima, com previsão de até 30 milímetros por hora, o que pode ajudar a melhor o quadro.
A Folha recebeu relatos de chuva em São João da Baliza neste sábado. De hoje até quarta-feira (29), o Inmet prevê muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas para o Município.
O post Prefeita da 2ª menor cidade de Roraima decreta emergência e alega seca apareceu primeiro em Folh BV.