Somos todos artistas, e por isso, diferentes. Há os que praticam a arte do devaneio e ficam a vida toda tentando. Há os que ficam a vida toda produzindo o melhor em busca da perfeição. E esta está em todos os lugares. O valor pode estar no valor da perfeição da visão de quem vê. Alguém pode estar vendo a vulgaridade na perfeição da produção que está contemplando. Nunca se aborreça com uma crítica. Ao contrário, analise a perfeição na mente do crítico. Esteja sempre preparado, ou preparada, para críticas. Elas podem estar mostrando o quanto você está preparado, ou preparada, para valorizar cada vez mais sua arte, seja ela qual for. E tudo que você faz bem feito é uma obra de arte. Então vá em frente, aprimorando sua competência para a produção. Mire-se sempre no erro como uma lição para a próxima produção. Veja-o como um espelho para a lição. Aprenda com o erro, mas esqueça-o.
Nunca menospreze a arte. Veja nela, sempre algo que pode enriquecer sua mente. Viva seu dia com alegria, contemplando sempre algo que possa lhe fazer feliz. E isso pode estar nas coisas mais simples à sua volta. O que é simples pra dedéu. Não deixe de visitar ambientes de arte. Esteja sempre disposto, ou disposta, a visitar um museu, um teatro, ou mesmo um ambiente simples com presença da arte. Sempre que for ao Rio de Janeiro, por exemplo, não deixe de visitar o Museu do Amanhã. Ele, por si, já é uma obra de arte. Já falei pra você, por aqui, da última vez que estive lá. Terminou o horário de visitas. Saímos e ficamos, a Salete, eu e mais dois filhos, sentados no jardim, e contemplando o movimento dos barcos, na água. O Museu já estava fechado, quando a Salete percebeu que tinha deixado sua bolsa no banheiro do Museu. Não houve rebu. Fomos até o segurança e ele nos levou até a direção. A bolsa estava lá. Foi legal.
Procure viver seu dia, hoje, como ele deve ser vivido, e como você deve vivê-lo. Com amor, sinceridade e muito respeito. Elementos que não podem nem devem faltar no nosso cotidiano. Nunca se sinta inferior. Tenha sempre em mente que “O reino de Deus está dentro de nós”. O que faz de cada um de nós superior para aprimorar a vida, de maneira que a infelicidade não possa entrar. Mas tenha sempre em mente que só podemos usufruir do poder que temos quando acreditamos que temos. Porque quando não acreditamos não há como realizar. Ninguém, além de você mesmo, ou mesma, tem o poder de fazer você se sentir feliz ou infeliz. É só você estar a fim. Pense nisso.
99121-1460
O post A arte de viver a vida apareceu primeiro em Folh BV.