Os irmãos Danna Bolívar, de 14 anos, e Simon Bolívar, de 12, estão ganhando destaque no cenário do atletismo. Residentes em Ponte de Lacerda, Mato Grosso, eles começaram a correr em 2021, quando ainda moravam em Boa Vista, por diversão. Hoje eles sonham com uma carreira profissional.
“A gente começou a correr, tipo, primeiro pra se divertir. Foi em 2021 que a gente participou pela primeira vez numa corrida de crianças”, relembra Danna.
Com o incentivo do pai, Hugo Bolívar, ex-atleta de boxe e ciclismo, os irmãos passaram a levar o esporte mais a sério. Em 2022, Danna participou de uma corrida de adultos mesmo sem ter idade permitida, conquistando o primeiro lugar em uma categoria de 13 a 19 anos.
“Era proibido, mas ele me colocou, porque eu não tinha idade. Aí a gente participou, e eu fiquei em primeiro lugar (…) A federação não deixava a gente participar em algumas corridas, por causa da idade”.
O irmão mais novo, Simon, também participa de provas de longa distância e frequentemente compete com adultos. “Ele corre como adulto, né? E tipo, como eu tava falando, a federação não deixa, mas o organizador deixa que ele participe pra se divertir”, comenta o pai, orgulhoso.
Visita a Boa Vista
Os irmãos estão em Boa Vista para competir na Corrida do Lago do Robertinho, com percursos de 5 km e 10 km. O sonho deles é chegar ao mais alto nível do esporte. “Eu quero chegar até as Olimpíadas. Falta muito para isso, mas pretendo chegar até lá”, afirma Danna. Simon compartilha da mesma ambição. “Vou correr até não poder mais, quero ser mais reconhecido e bater recordes“, finaliza.
O post Irmãos corredores se destacam ao competir em mesmo nível que adultos apareceu primeiro em Folh BV.