Brasil Saudável inicia ações em Roraima para eliminar doenças em populações vulneráveis

O evento reúne gestores, técnicos, autoridades locais e representantes da sociedade civil e conta com o apoio da Universidade Federal de Roraima (UFRR) (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Entre os dias 3 e 7 de fevereiro, Boa Vista será sede da Oficina de Microplanejamento do Programa Brasil Saudável, iniciativa do Governo Federal voltada à eliminação de infecções e doenças determinadas socialmente. O evento reúne gestores, técnicos, autoridades locais e representantes da sociedade civil e conta com o apoio da Universidade Federal de Roraima (UFRR).

Seis municípios de Roraima – Alto Alegre, Boa Vista, Bonfim, Iracema, Pacaraima e Rorainópolis – foram definidos como prioritários para as ações do programa devido à incidência de doenças como tracoma, oncocercose, malária, tuberculose, doença de Chagas, hepatites B e C, sífilis congênita, HIV e aids.

De acordo com a Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, a oficina tem o objetivo de alinhar estratégias e ações com os atores locais para enfrentar os determinantes sociais da saúde. A coordenadoria do programa aponta que as peculiaridades de Roraima, como a localização na fronteira, a imigração venezuelana e os impactos do garimpo, tornam o estado um ponto estratégico para as ações iniciais do Brasil Saudável.

O programa, criado pelo Decreto nº 11.908 de 2024, integra políticas de saúde pública com outras áreas, como saneamento básico, alimentação, moradia e educação, buscando reduzir desigualdades sociais e promover o acesso a direitos básicos.

As atividades estão alinhadas às metas da Agenda 2030 da ONU e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Entre os objetivos, estão a eliminação de doenças como oncocercose, tracoma, malária, doença de Chagas e esquistossomose, além de controlar infecções como aids, hanseníase e tuberculose.

As reuniões e debates ocorrerão no Teatro Municipal e no Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ) da UFRR.

Serviço

  • Datas e horários: 3 a 7 de fevereiro, das 8h às 17h30
  • Locais:
    • 3 e 7 de fevereiro: Sala de Teatro Escola – Teatro Municipal de Boa Vista, Av. Glaycon de Paiva, São Vicente
    • 4 a 6 de fevereiro: Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ), Campus Paricarana, UFRR

Mais informações podem ser consultadas no site oficial do Programa Brasil Saudável.

O post Brasil Saudável inicia ações em Roraima para eliminar doenças em populações vulneráveis apareceu primeiro em Folh BV.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.