O Corpo de Bombeiros resgatou uma ninhada de três gatos que estavam presos dentro de uma parede em Embu das Artes, na Grande São Paulo. Os animais estavam há cinco dias sem água ou comida.
Moradora chama resgate
Os bombeiros foram chamados no dia 16 de janeiro pela moradora da casa. Ela relatou ouvir miados vindos de um vão da parede e pediu auxílio.
Os agentes relataram dificuldades em encontrar o local exato dos animais, o que precisou de calma e paciência.
“O ideal era causar o mínimo de dano possível na residência. Então, tínhamos que quebrar a parede exatamente onde eles ficaram presos”, disse o cabo Juliano Ferreira, do 2º Subgrupamento de Bombeiros de Taboão da Serra, à Secretaria de Segurança Pública de São Paulo.
Missão de resgate
O agente começou o resgate com um pequeno furo pelo qual conseguiu retirar os três filhotes ainda vivos. Porém, “já estavam bem debilitados, um deles não conseguia nem miar de tão fraco que estava. Certamente se passasse mais alguns dias poderiam ter morrido”, relembrou Juliano.
Os bichanos foram alimentados e receberam água e cuidados gerais no local de salvamento. A família dona da casa resolveu tomar conta do trio.
“É uma sensação de dever cumprido, em saber que podemos ajudar”, disse o cabo. Anteriormente, o bombeiro participou de resgates semelhantes com outros gatos e cachorros.
Além de Juliano, participaram da missão o sargento Fernando Prado, o cabo Maurício Nascimento e um bombeiro civil do município, Evangelista Nascimento.
100 mil casos com animais
De acordo com a SSP-SP, desde o começo de 2023 os bombeiros atenderam quase 100 mil chamados relacionados a ocorrências com animais e insetos. Até o dia 21 de janeiro de 2025, houve mais de 3 mil casos do tipo.
A maioria dos resgates envolvendo animais feito pelos bombeiros envolvem pets em situação de risco ou contenção de seres agressivos como abelhas e vespas.