Após o primeiro final de semana de clima típico de verão em 2025, a terça-feira (21) será marcada por calor intenso em diversas partes do Brasil, especialmente no Rio de Janeiro, onde os termômetros podem atingir novamente a marca dos 40°C, como ocorreu na segunda-feira (20), feriado na capital fluminense. O cenário será de um dia abafado, com possibilidade de chuvas em várias regiões do país, embora a cidade do Rio de Janeiro continue sendo a mais quente entre as capitais brasileiras.
Alguns estados como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná e Rio Grande do Sul estão sob alerta de chuvas fortes, com possibilidade de acumulados de até 100mm. Outras áreas do Centro-Oeste também podem enfrentar precipitações de menor intensidade, enquanto as regiões do Norte e Nordeste terão um tempo mais ameno, com chuvas rápidas durante a tarde.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) destaca que, nesta terça-feira, apenas os estados de Santa Catarina, Alagoas, Sergipe, Acre e Roraima não possuem alerta de chuvas, com clima mais estável e temperaturas que podem atingir 38°C em Boa Vista, no Roraima.
Além do Rio de Janeiro, outras capitais que terão calor intenso nesta terça-feira são Vitória (36°C), Manaus (34°C) e Belo Horizonte, Rio Branco e Salvador (33°C). Em São Paulo, o tempo será mais nublado, com chuvas esparsas e trovoadas, enquanto a temperatura não deve ultrapassar os 32°C.
O calor será mais ameno em algumas regiões do Sul do Brasil, como Curitiba (máxima de 26°C) e, em Porto Alegre e Florianópolis, a máxima deve ficar em torno de 30°C. Já nas capitais nordestinas, como Aracaju, Belém, Fortaleza e Natal, o termômetro também não deve passar dos 30°C.
O Climatempo alerta para a formação e intensificação de um ciclone extratropical no oceano, entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul. Esse fenômeno deverá trazer fortes chuvas para o extremo sul do país e se mover em direção a Santa Catarina e Paraná, onde os impactos climáticos poderão ser mais intensos.
Previsão Para São Paulo
Em São Paulo, a temperatura alcançou 31°C na segunda-feira e a previsão é de que o calor continue durante a terça-feira, com máxima de 32°C. O tempo quente só deve ceder a partir de quarta-feira, quando a máxima será de 31°C. Para a quinta e sexta-feira, as temperaturas devem cair um pouco, com máximas de 28°C, mas ainda haverá muitas nuvens e pancadas de chuva.
O litoral paulista não escapará das chuvas intensas. Em Santos, a terça-feira promete ser o dia mais quente, com 40°C. A partir de quarta-feira, as temperaturas começam a diminuir, com 36°C, e na sexta-feira o pico será de 27°C. A previsão é de chuva constante na região.
Litoral Norte e Sul de São Paulo
No litoral norte, em São Sebastião, o calor será extremo nesta terça-feira, com máxima de 39°C. O calor começa a amenizar na quarta-feira (33°C), e na sexta-feira a temperatura será de 27°C. As mínimas da semana deverão ficar entre 24°C e 21°C.
Já no litoral sul, em Iguape, a máxima prevista para terça-feira é de 37°C, e a temperatura só começará a cair na quarta-feira, quando o termômetro marcará 31°C. Na sexta-feira, a máxima será de 28°C, com mínimas variando entre 24°C e 22°C ao longo da semana.
O cenário de calor intenso e chuvas esparsas persiste durante toda a terça-feira, com variações de temperatura e previsões de pancadas de chuva para diferentes regiões do Brasil.