As inscrições para o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o primeiro semestre de 2025 estarão abertas entre os dias 4 e 7 de fevereiro. As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas exclusivamente pela internet, por meio do Fies Seleção, no Portal Único de Acesso do Ministério da Educação (MEC).
Em 2025, o MEC disponibilizará 112 mil vagas ao longo do ano, sendo 67 mil neste primeiro semestre. Desse total, 50% das vagas serão reservadas ao Fies Social, destinado a estudantes com renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa, desde que registrados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Para participar do Fies é necessário ter renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos e ter obtido, no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado a partir de 2010, média de 450 pontos nas provas e nota superior a zero na redação. Não são permitidos treineiros.
Resultado
O resultado da pré-seleção será divulgado no dia 18 de fevereiro, com período para a complementação da inscrição entre os dias 19 e 21 do mesmo mês. Apenas após a realização desse procedimento a contratação do financiamento será formalizada. Já os candidatos não pré-selecionados estarão automaticamente na lista de espera, que será chamada entre 25 de fevereiro e 9 de abril.
O Fies, instituído pela Lei 10.260/2001, oferece financiamento a estudantes de cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior que possuam avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
O post Fies: inscrições para o primeiro semestre começam em 4 de fevereiro apareceu primeiro em Folh BV.