Um grupo de deputados apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) querem pedir para Donald Trump suspender o visto dos Estados Unidos de Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).
Deputados vão contra Moraes
Oito parlamentares encontram-se, atualmente, nos Estados Unidos para participar de duas solenidades da posse de Donald Trump, que deverá assumir a presidência dos EUA na segunda-feira (20).
À Letícia Casado, do UOL, um dos deputados afirmou que o grupo que está lá – e mais parlamentares que chegarão ao país no final de semana – use um dos eventos para tratar do assunto.
Parlamentares dos EUA fazem coro
Os deputados não foram o primeiro grupo a pedir algo similar. Em setembro de 2024, um grupo de deputados dos EUA escreveu uma carta para Antony Blinken, pedindo ao secretário de Estado a suspensão do visto de todos os ministros do STF.
Com a posse de Trump, alguns parlamentares acreditam que, agora, será possível avançar nesse tipo de manobra, principalmente de Moraes.
Bolsonaro não vai viajar
As solenidades para posse de Trump começarão no sábado (18) e vão até a terça-feira (21). Bolsonaro afirmou que foi convidado para as solenidades, mas ele teve o passaporte confiscado e não pode sair do país.
Moraes é responsável por cuidar do caso que cassou o passaporte de Bolsonaro, e recebeu pedido para deixar o país. O ministro, no entanto, negou por “risco de fuga.”
Ao explicar a decisão, Moraes citou diversas falas anteriores de Bolsonaro, no qual ele falava em buscar refúgio no exterior e não ser preso, além de orientar outras pessoas a fazerem o mesmo.