Após a divulgação da carta aberta do ex-senador Telmário Mota, em que ele denuncia supostas condições desumanas no sistema prisional, a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) emitiu uma nota rebatendo as alegações. Segundo a Sejuc, as condições descritas por Telmário não condizem com a realidade e ele estaria recebendo todo o tratamento necessário para sua saúde.
De acordo com a nota, Telmário está cumprindo pena em uma cela no setor de saúde, separada dos demais detentos, com estrutura adequada e um colchão novo. A Sejuc também destacou que seus direitos, incluindo visitas familiares, estão sendo respeitados, e que ele tem recebido atendimento médico contínuo desde sua prisão, com um total de 27 atendimentos realizados ao longo de 2024.
Confira a nota completa
A Secretaria da Justiça e da Cidadania esclarece que não procede a alegação feita em carta aberta do ex-senador Telmário Mota em relação às instalações e tratamento dentro da unidade prisional.
Telmário atualmente está cumprindo pena em uma cela no setor de saúde, separado dos demais reeducandos. A cela conta com colchão novo e boa estrutura, tendo os mesmos direitos dos demais reeducandos sendo respeitados, inclusive o contato familiar, onde sua esposa tem acesso por meio de visita, podendo acompanhá-lo desta maneira.
Sobre os atendimentos médicos necessários à sua condição de saúde, conforme documentado no Histórico da Ficha Carcerária, a Sejuc informa que desde a sua prisão, em 2023, Telmário vem recebendo atendimento médico adequado. Apenas em 2024, foram 05 (cinco) atendimentos no mês de janeiro, 03 (três) em fevereiro; 01 (um) em março; 03 (três) em abril; 01 (um) em maio; 03 (três) em junho; 01 (um) em julho; 02 (dois) em agosto; 01 (um) em setembro; 01 (um) em outubro; 04 (quatro) atendimentos em novembro e 03 (três) em dezembro, totalizando 27 (vinte e sete) atendimentos em 2024.
O post Sejuc rebate carta aberta e afirma que ex-senador recebe atendimento adequado na prisão apareceu primeiro em Folh BV.