Em um confronto eletrizante que ultrapassou as 3h45 de duração, João Fonseca foi derrotado pelo italiano Lorenzo Sonego na segunda rodada do Australian Open, nesta quinta-feira (16), em Melbourne.
O jovem brasileiro vinha embalado por sua sequência invicta e pela partida de estreia. João saiu na frente, mas não resistiu ao consistente jogo do italiano e perdeu por 3 sets a 2, com parciais de 7/6 (6), 3/6, 1/6, 6/3 e 3/6.
O resultado infelizmente encerra a jornada de Fonseca no primeiro Grand Slam do ano, mas não apaga seu desempenho impressionante. Em sua estreia na competição derrotou o Andrey Rublev, número 9 do mundo, consolidando-se como uma das grandes promessas do tênis.
“Foi uma gira muito boa. Na verdade, foi excepcional”, avaliou Fonseca após a partida. “Foram 15 jogos consecutivos, com 14 vitórias e uma derrota. Obviamente, foi duro perder hoje, mas levo como aprendizado. Foi meu primeiro jogo de cinco sets e estou feliz por ter aguentado fisicamente.”
Apesar da eliminiação, Fonseca alcançou importantes marcos em sua carreira. De maneira provisória, entrou no top 100 do ranking da ATP, subindo para o 98º lugar. Além disso, desembolsou cerca de R$ 767 mil em prêmios no torneio, somando-se mais aos R$ 4 milhões conquistado nos últimos meses, com os títulos no Next Gen ATP Finals e no Challenger de Camberra.
Futuro de Fonseca
Após notável desempenho no Australian Open, João Fonseca já sabe quais serão seus próximos passos. O jovem tenista agora entre os 100 melhores do mundo, possui um calendário cheio para os próximos meses.
Nos dias 1 e 2 de fevereiro, Fonseca representará o Brasil na Copa Davis, enfrentando a França no Palais des Sports Jean Ros, em Orléans. Sua presença é vista como fundamental para as aspirações brasileiras na competição.
Após a Copa Davis, voltará suas atenções para o saibro sul-americano. Está confirmado no ATP 250 de Bueno Aires, que ocorrerá entre os dias 10 e 15 de fevereiro. Em seguida, a perpesctiva é que participe do Rio Open, ATP 500, previsto para a semana seguinte. Embora ainda não tenha entrada direta garantida na chave principal do Rio Open, é provável que receba convite de uns dos organizadores, considerando sua ascenção no ranking e desempenho recente.
Em março, Fonseca deverá competir nos prestigiados Masters 1000 de Indian Wells e Miami, nos Estados Unidos, consolidando sua presença nos principais torneios do circuito mundial.
O post João Fonseca cai em partida épica no Australian Open apareceu primeiro em Folh BV.