Esposa do governador, reitor, ex-procuradora e deputados: quem são os candidatos à vaga do Tribunal de Contas de RR


Conselheiros do Tribunal têm como atribuição apreciar as contas prestadas anualmente pelo governador do estado, mediante parecer prévio. Coronel Chagas, Jorge Everton, Maria da Glória, Regys Freitas e Simone Denarium (respectivamente), candidatos ao cargo de conselheiro TCE
ALE-RR/Divulgação/Arquivo Pessoal/Facebook/Reprodução/UERR/Facebook/Reprodução/Simone Denarium
Cinco candidatos concorrem à vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RR). A Assembleia Legislativa de Roraima (Ale-RR) deve fazer a escolha na próxima quarta-feira (10). Vence o candidato que obtiver na votação aos menos 13 votos – a maioria absoluta.
Entre os candidatos estão os deputados Coronel Chagas (PRTB) e Jorge Everton (União), a ex-procuradora jurídica Maria da Glória de Souza Lima, o reitor da Universidade Estadual de Roraima (UERR) Regys Freitas e a esposa do governador Antonio Denarium (PP), Simone Denarium.
Os conselheiros do Tribunal têm como atribuição apreciar as contas prestadas anualmente pelo governador do estado, mediante parecer prévio. A vaga em aberto é referente a aposentadoria do conselheiro Henrique Manoel Fernandes Machado.
O Tribunal de Contas do Estado de Roraima é composto de sete conselheiros, sendo três vagas indicadas pelo Executivo Estadual e quatro pela Ale-RR. A vaga que está em aberto é uma das quatro que cabe ao Poder Legislativo fazer a indicação.
A sabatina dos candidatos ocorre em 3 e 4 de maio, com análise de currículo dos concorrentes.
Veja, em ordem alfabética, o perfil de cada um dos inscritos:
Coronel Chagas
Coronel Chagas é candidato a vaga
ALE-RR/Divulgação
Natural de Porto Xavier (RS), Coronel Chagas tem 56 anos é bacharel em Direito pela Universidade Federal de Roraima e tem pós-graduação em Administração Policial Militar, Segurança Pública, no Curso Superior de Polícia da Academia Militar de Alagoas, especialização em Gerenciamento de Crises e em Polícia Comunitária. Além disso, atuou Exército Brasileiro e Polícia Militar de Roraima e é deputado pelo quarto mandato, com 4.579 votos e faz parte da base aliada do governador.
É casado com a vereadora por Boa Vista, Aline Rezende Chagas, e irmão do prefeito de Bonfim, Joner Chagas, ambos do Republicanos.
Jorge Everton
Jorge Everton se candidatou ao cargo de conselheiro
ALE-RR/Divulgação
Jorge Everton, 48 anos, de Sergipe, é delegado de carreira da Polícia Civil de Roraima, bacharel em Direito pela Universidade Tiradentes, pós-graduação em Direito Penal e Processual Penal, pós-graduação em Gestão Estratégica em Segurança Pública e é deputado pelo terceiro mandato com 6.627 votos. Na Casa, atuou como presidente da Comissão de Administração, Serviços Públicos e Previdência.
Foi um dos responsáveis pela condução do processo que cassou Jalser Renier do cargo de deputado, em decisão histórica na Casa. Era aliado do governador na Assembleia Legislativa, mas rompeu aliança quando ele indicou a esposa Simone para a disputa do TCE.
Maria da Glória de Souza Lima
Maria Glória de Souza é candidata ao cargo de conselheira do TCE
Arquivo Pessoal
Natural do Amazonas, Maria Glória de Souza Lima, 57 anos, é bacharel em Direito pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIME), possui Graduação em Letras com habilitação em Francês pela Universidade Federal de Roraima, além de Especialização em Direito Previdenciário pela Universidade Gama Filho.
Atualmente é Advogada nas áreas Cíveis e Previdenciária no Estado de Roraima. Além disso, atuou como procuradora do Estado, do Instituto de Previdência do Estado de Roraima (Iper) e do Município de Boa Vista.
Regys Freitas
Regys Feitas é candidato a conselheiro
UERR/Divulgação
Regys Freitas é natural de Boa Vista, tem 38 anos, é reitor da Universidade Estadual de Roraima (UERR) desde 2015 – há oito anos, bacharel em Direito pela Faculdade Cathedral, mestrado em Direito Empresarial e Cidadania no Centro Universitário Curitiba (UNICURITIBA) e doutorado em Sociologia e Direito, na Universidade Federal Fluminense (UFF).
Também já atuou como agente de polícia na Polícia Civil de Roraima e é professor titular de direito penal e criminologia e professor do mestrado em segurança pública, direitos humanos e cidadania da UERR.
Simone Denarium
Primeira-dama se candidatou ao cargo
Simone Denarium/Divulgação
De Brasília (DF), Simone Soares de Souza, ou Simone Denarium, 49 anos, é bacharel em Ciências Contábeis pela UFRR, com pós-graduação em Auditoria Pública pela Faculdade Atual da Amazônia. Atuou nas Secretarias Extraordinárias de Desenvolvimento Humano e Social, de Promoção, Desenvolvimento e Inclusão Social, Secretaria de Estado do Trabalho e Bem-Estar Social – todas na gestão do marido.
Atua na gestão de Denarium com pautas voltadas a benefícios sociais para pessoas carentes no estado e já foi contadora efetiva na Boa Vista Energia S/A, além de chefe do Controle Interno da Casa Civil e Presidente da Comissão Permanente de Licitação, na extinta Fesur.
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.